Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Evento "Vez e voz para os quilombos" abordou discussões sobre a questão quilombola no Brasil
Início do conteúdo da página

Evento "Vez e voz para os quilombos" abordou discussões sobre a questão quilombola no Brasil

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 14h11 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 15h13 | Acessos: 2279

De 26 a 28 de setembro, o projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais” e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI, do IFRS - Campus Porto Alegre, realizaram no auditório Rui Cruse do campus o evento intitulado Vez e Voz para os Quilombos: Reafirmação de saberes, resistências e potencialidade.

A programação do evento, que foi aberto ao público, contou com atividades que ocorreram no dia 26, no turno da noite; no dia 27, na parte da manhã; e no dia 28, à tarde, e que abordaram a questão dos quilombos no Brasil, incluindo palestra, rodas de conversa, oficina, saraus, cine-debate, além de vivência com o grupo de capoeira angola Zimba. 

Na oportunidade, também foram arrecadadas doações de alimentos não perecíveis, que foram destinados para as comunidades quilombolas.

De acordo com a avaliação dos organizadores, o evento foi um sucesso, tendo atingido o público que pretendia e contribuindo significativamente junto à comunidade do campus para o (re)conhecimento e discussão da questão quilombola no Brasil, assim como das questões étnico-raciais como um todo. 

Confira alguns registros:

26 de setembro - noite

 

Saraus com os grupos Poetas Vivos e Sopapo Poético

 

Público, participantes e organizadores

Dia 27 - manhã

  

Cine-debate sobre o curta "Unha Preta", e palestra com Gabriela Pôrto

 

 Dia 28 - tarde

 

Roda de conversa com quilombolas 

 

Oficina da Abayomi

  

Vivência de capoeira angola

(Créditos: Organização do Evento e Assessoria de Comunicação/IFRS-POA)

 

Sobre o Projeto Integrador: saberes socioambientais

Entre setembro e novembro de 2018, o projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais” realizará, no IFRS - Campus Porto Alegre, eventos com variadas temáticas, organizados por alunos e professores do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. As atividades são abertas ao público externo, gratuitas e geram certificados aos participantes. 

Aguardem a programação dos próximos eventos!

Mais informações e inscrições para os eventos, entrar em contato com a aluna Marcia Batista, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia também:

Evento "Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre" acontece dias 03 e 05/10

NEABI e "Projeto Integrador: saberes socioambientais" promovem evento "Vez e voz para os quilombos" de 26 a 28/9

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->