Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Curso Técnico em Secretariado

Curso Técnico em Secretariado

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 11h45 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 08h30 | Acessos: 13384

Apresentação

Com sua atual organização curricular, o Curso Técnico em Secretariado mobiliza e intersecciona diversos campos de conhecimento à área secretarial. A área de Ciências Sociais Aplicadas, da Linguagem, da Informação, do Direito e de Formação Geral fazem parte dos eixos formativos do curso, caracterizado pela interdisciplinaridade.

O itinerário formativo ofertado no Campus Porto Alegre, por meio de sua permanente atualização e acompanhamento de tendências profissionais e pedagógicas, tem se caracterizado, também, pela possibilidade de rápida inserção profissional.

Dados do Curso

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Duração: 03 semestres
Carga Horária: 946 (novecentos e quarenta e seis) horas/relógio
Modalidade: Presencial
Ingresso: Semestral
Coordenação do curso: Gleide Penha de Oliveira

Áreas de Atuação

Destaca-se que os diferentes eixos formativos possibilitam ao egresso formas ampliadas de atuação, que compreendem o exercício profissional tanto em organizações públicas quanto privadas de diferentes portes e segmentos de mercado. Isto é, os serviços secretariais podem ser demandados, por exemplo, por instituições de diferentes níveis de ensino, instituições bancárias, escritórios de advocacia, clínicas médicas, escritórios de diferentes atuações liberais, imobiliárias, empresas multinacionais e entidades de classe ou através de exercício profissional liberal. Ressalta-se, mais recentemente, a atuação secretarial para executivos ou empresas privadas, na modalidade remota, através da mediação das tecnologias da informação e comunicação, também como uma importante e crescente tendência no mundo do trabalho.

Perfil Profissional

O perfil almejado aos egressos do Curso de Técnico em Secretariado foi planejado a partir de um paradigma que leva em consideração a construção de conhecimento organizacional e secretarial, criando condições para que o estudante tenha uma visão global e sistêmica do processo de trabalho.

Ao término do curso espera-se que o estudante seja capaz de:

• Contribuir, por meio das práticas de assessoria, com o atingimento dos objetivos e resultados das organizações em que atuam.
  • Assessorar a chefia imediata e/ou as equipes de trabalho em suas rotinas administrativas, organização de agenda e de gestão do tempo.
  • Facilitar e multiplicar, por meio de suas práticas, o acesso ao conhecimento dentro das organizações;
  • Apoiar atividades voltadas à execução de orçamentos, pagamentos e de prestação de contas.
  • Planejar viagens de negócios e reuniões empresariais;
  • Assessorar no planejamento e gestão de cerimoniais de pequeno e médio porte em organizações públicas e privadas;
  • Atender e recepcionar com excelência os públicos internos e externos;
  • Atuar como agente facilitador e multiplicador de informações nas organizações, selecionando, direcionando e acompanhando o fluxo de documentos digitais e físicos.
  • Organizar arquivos administrativos e especiais, bem como identificar as informações de caráter ostensivo e sigiloso;
  • Utilizar de forma qualitativa e funcional processadores de texto, agendas, gráficos, planilhas eletrônicas e banco de dados;
  • Elaborar e redigir textos utilizando a norma culta da Língua Portuguesa e o vocabulário adequado à área secretarial.
  • Elaborar e redigir correspondências empresariais e oficiais; assim como, selecionar, direcionar e acompanhar o fluxo desses documentos;
  • Empregar competências comunicativas básicas em Línguas Inglesa e Espanhola;
  • Conhecer legislação trabalhista, empresarial e de saúde/segurança no trabalho.
  • Saber trabalhar em equipe, mediar conflitos e privilegiar o estabelecimento de relações humanas pautadas pelos princípios da ética profissional e da cordialidade;
  • Respeitar a diversidade e a pluralidade de indivíduos presentes nas organizações e em toda a sociedade.

Attachments:
File / URLDescriptionFile size
Download this file (Matriz curriclar (grade) - VIGENTE.pdf)Matriz curricular (vigente)Matriz curricular do Curso Técnico em Secretariado133 kB
Download this file (PPC SECRETARIADO 02 de setembro de 2022-1.pdf)PPC Secretariado (2022 - atual)Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Secretariado854 kB
Download this file (RES 54 APROVAR PPC Secretariado Alterações - 17.10 (1) (1) (4).pdf)RESOLUÇÃO Nº 054, DE 17 DE OUTUBRO DE 2022Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Secretariado525 kB
Access this URL (http://www.poa.ifrs.edu.br/images/Cursos/tecnico/tecnico_secretariado/projeto_pedagogico_secretariado1.pdf)PPC Secretariado (antigo, 2011)Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Secretariado0.2 kB
Access this URL (http://secretariadonoseculoxxi.blogspot.com)Blog do cursoBlog do curso0 kB