Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Cursos e Eventos de Extensão > Frantz Fanon: Um revolucionário particularmente negro

Frantz Fanon: Um revolucionário particularmente negro

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 12h35 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 12h36 | Acessos: 1533

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS - Campus Porto Alegre e o Projeto Universidade Livre do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) promovem o lançamento do livro Frantz Fanon: Um revolucionário particularmente negro escrito pelo professor Dr. Deivison Faustino (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Instituto Amma Psique e Negritude). O evento acontece na sexta-feira, 24 de maio, às 19h, no auditório Rui Cruse do Campus Porto Alegre. Após o diálogo com o autor, haverá um momento com sessão de fotos e autógrafos. A atividade é aberta à comunidade e o acesso ao evento ser dará mediante identificação na portaria, apresentando documento de identidade com foto.

O livro apresenta Frantz Fanon (1925-1961), psiquiatra ensaísta, militante político e anticolonialista radical de ascendência franco-africana, e analisa a importância de suas reflexões para a compreensão do racismo no Brasil e das relações entre política, identidade e diferença.

De acordo com a professora Helen Ortiz, coordenadora do NEABI do IFRS - Campus Porto Alegre, o evento tem como objetivo promover o acesso ao pensamento de Frantz Fanon, inegavelmente um dos intelectuais negros mais importantes do século XX. Pretende-se com a proposta também motivar o aprofundamento das temáticas abordadas pelo pesquisador Deivison Faustino na obra lançada. Faustino é professor da UNIFESP, doutor em Sociologia que recebeu menção honrosa do Prêmio CAPES pela tese "Por que Fanon? Por que agora? Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil", em 2015.

Segundo Helen, a vida e obra de Fanon "carecem de maior disseminação e conhecimento pelo público de forma geral. Por isso, apresentamos a proposta deste evento, com o intuito de divulgar tal autor e suas ideias. Dessa forma, traremos para o âmbito do IFRS Campus Porto Alegre, discussão e formação tão atual quanto necessária, em total acordo com os objetivos do nosso NEABI e das políticas afirmativas da Instituição", complementa a professora.

Prestigie!