Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Programa "Estação de Lançamento: Laboratório de Criação de Startups" será inaugurado dia 29/05 no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Programa "Estação de Lançamento: Laboratório de Criação de Startups" será inaugurado dia 29/05 no Campus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2019, 12h43 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 13h02 | Acessos: 2521

Será inaugurado nesta quarta-feira, 29 de maio, o Programa Estação de Lançamento (ELAN): Laboratório de Criação de Startups, que substituirá a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFRS - Campus Porto Alegre. O evento que marca o início dos trabalhos deste novo projeto acontece às 18h30min, no Auditório Rui Cruse, com a apresentação do calendário de atividades do Programa à comunidade do IFRS.

A Estação de Lançamento (ELAN) é um programa de pesquisa e extensão que tem por objetivo estimular, dar suporte e desenvolver Startups Digitais e Makers em fase inicial de ideação, e conta com o apoio da Diretoria de Extensão (DEXT) e da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DPPI) do campus. Entre as modalidades de serviços oferecidos estão Pré-aceleração e Hospedagem.

A Estação de Lançamento será o habitat de Inovação e Empreendedorismo do Campus Porto Alegre. O Programa foi contemplado no edital EDITAL IFRS Nº 11/2019 – COMPLEMENTAR AO EDITAL IFRS Nº 85/2018 – APOIO A PROJETOS PARA IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE HABITATS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, e também contemplado no  EDITAL IFRS Nº 81/2018 – Bolsas de extensão – 2019, ambos de fomento interno.

O Programa em 2019 focará no desenvolvimento de Startups, digitais ou makers. Uma startup é uma organização que, ao oferecer soluções tecnológicas no mercado, tem o objetivo de encontrar um modelo de negócios escalável, visando o crescimento rápido e sustentável.

O Programa oferecerá à comunidade os seguintes cursos/ações:

Estes cursos integram um um processo de formação empreendedora ampla, oferecendo conteúdos direcionados aos interessados, de acordo com o nível de familiaridade com o conteúdo abordado. Os três cursos não são necessariamente obrigatórios, podendo o aluno participar daquele que for de seu interesse. 

Neste ano de 2019,  a ELAN selecionará sete projetos para serem Pré-Acelerados, através de edital próprio, somados aos três projetos já selecionados no evento Startpoa de 2018. Estas startups serão capacitadas através do curso Metodologia Lean, com duração de cinco meses.  Após a conclusão do curso, as startups submeterão seus projetos à editais e chamadas públicas e privadas de captação de investimentos. A meta desse programa é a de que ao menos duas startups captem investimentos. 

 

Da IEBT para ELAN

ELAN é o acrônimo de Estação de Lançamento, cujas pronúncia e inspiração estão no significado da palavra Elã: "Entusiasmo; sentimento vivaz que motiva alguém a fazer alguma coisa. Impulso; movimento que ocorre súbita e espontaneamente: o elã da paixão. Vivacidade; expressão calorosa, amorosa, vivaz: falava com elã; elã político. Inspiração; criatividade ou suspiro criador: o elã do poeta. Gesto carinhoso, afetuoso, extrovertido: comunicava-se com elã. Elã Vital. Filosofia. Princípio que explica a evolução da vida nas suas mais variadas formas. " (Fonte: https://www.dicio.com.br/ela-2/)

A ELAN é a consolidação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT/POA) em um novo programa voltado à realidade de infraestrutura do Campus Porto Alegre e à vocação acadêmica e produtiva da comunidade. A incubadora, em 2018, ofereceu o curso de desenvolvimento de empreendimentos denominado 'Metodologia Lean' a proponentes de idéias de negócios a partir de um edital de seleção de projetos. O curso foi considerado um sucesso.  Dentre os resultados auferidos podem-se destacar: 

→ 80% de aproveitamento de presenças 
→ 05 projetos executando o MVP (validado) 
→ 03 projetos faturando
→ Projeto Finalista do Inovativa de Impacto 2018, TrashIn selecionado para captação de Investimento da Aceleradora Ventiur.

Portanto, em 2019, esta ação pretende aplicar novamente o curso Metodologia Lean, que foi um sucesso de maneira ainda mais focada em startups de tecnologia.

A startup TrashIn (trashin.com.br) é o case de maior sucesso da incubadora, e que está incubada atualmente do campus. A TrashIn é uma startup que simplifica o processo de coleta seletiva. "O que para alguns é lixo, para nós é recurso. Ajudamos a dar o destino correto e ainda remuneramos por isso. Todos entram ganhando". Saiba mais: https://youtu.be/dzS1YZb5hME?t=1193

 

 

 






Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->