Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estude no IFRS: Últimos dias de inscrições para processo seletivo de estudantes
Início do conteúdo da página

Estude no IFRS: Últimos dias de inscrições para processo seletivo de estudantes

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 10h21 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 13h31 | Acessos: 3509

Estão abertas até 10 de novembro de 2019, as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2020/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). É possível realizá-las pelo site ingresso.ifrs.edu.br. São ofertadas mais de 4.800 vagas em cursos técnicos de nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2020 nos 17 campi* (confira os cursos ofertados no site ingresso.ifrs.edu.br). Todos os cursos são gratuitos. A inscrição no Processo Seletivo vai até 10 de novembro de 2019 e tem uma taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

Os candidatos que não tiverem acesso a computador podem dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para esse fim. Os endereços dos campi constam no site de Ingresso.

Informações, orientações e conteúdos programáticos das provas podem ser consultados nos documentos chamados de editais, também disponíveis no site de ingresso. As provas serão aplicadas em 8 de dezembro de 2019.

>> Editais:

Cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

Cursos superiores – edital nº 49/2019

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

Cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA – edital nº 51/2019

* Os 17 campi do IFRS estão localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Sobre a isenção no pagamento das inscrições

De 16 a 27 de setembro de 2019, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. Vale ressaltar, no entanto, que a concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição no período de 7 de outubro a 10 de novembro de 2019.

> Como funciona a seleção: 

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

– Os cursos técnicos integrados em Administração e em Meio Ambiente ofertados pelo Campus Viamão terão como forma de ingresso sorteio público.

– O curso técnico concomitante em Instrumento Musical ofertado pelo Campus Porto Alegre também terá como forma de ingresso sorteio público.

Edital para o processo seletivo dos cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

 

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

– Os cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e em Eletrônica do Campus Farroupilha terão como forma de ingresso sorteio público.

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

 

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA – edital nº 51/2019

 

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos superiores – edital nº 49/2019

 

Como se preparar para o Processo Seletivo 2020/1

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do IFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

 

>> Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site de ingresso.ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->