Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Tese de doutorado de docente do Campus recebe menção honrosa no VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 12h04 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 15h34 | Acessos: 1549

A tese de doutorado da professora do IFRS - Campus Porto Alegre Karen Selbach Borges foi reconhecida com Menção Honrosa no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE), durante o VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019).

A tese intitulada “Um estudo sobre o pensamento formal no contexto dos makerspaces educacionais”, de autoria da docente, foi defendida e aprovada em agosto de 2018 no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, tendo sido orientada pela professora Dra. Léa da Cruz Fagundes e coorientada pelo professor Dr. Crediné Silva de Menezes.

O trabalho teve por objetivo investigar se as atividades de fabricação digital desenvolvidas dentro de espaços maker, como os FabLabs, seriam capazes de levar os usuários desses locais a realizarem operações mentais complexas, tais como: raciocínios hipotético-dedutivos, raciocínios sobre abstrações, sobre proporcionalidades e proporções, sobre combinatórias e outras operações mentais de segunda ordem características do pensamento formal, conforme a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget.

Os experimentos da pesquisa foram realizados durante as Oficinas de Criatividade no Contexto da Cultura Maker do POALab, laboratório de fabricação digital - FabLab - do IFRS - Campus Porto Alegre, e apresentaram indicativos de que os projetos desenvolvidos no contexto da fabricação digital são capazes de potencializar o uso e desenvolvimento do pensamento formal. De acordo com Karen, tal pesquisa abre caminho para estudos futuros sobre construção de conhecimento e desenvolvimento cognitivo a partir de experiência de aprendizagem em makerspaces educacionais.

A apresentação do trabalho e premiação ocorreram durante o CBIE 2019, realizado no campus da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília - DF, no período de 11 a 14 de novembro de 2019, com o tema  “A Computação na perspectiva da diversidade, inclusão e inovação na educação para o século XXI”.

O Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de caráter internacional, que tem como objetivo geral promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais do Brasil sejam superados. Em particular, o CBIE funciona como um fórum para debater e propor avanços e soluções na área de Informática na Educação, visando ao desenvolvimento da educação em todos os seus níveis, com o apoio da tecnologia.

A tese completa está disponível em https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/187572.