Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Divulgados locais de prova do Processo Seletivo 2020/1

Divulgados locais de prova do Processo Seletivo 2020/1

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h44 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h47 | Acessos: 2186

Está divulgada a relação dos locais de prova do Processo Seletivo de estudantes 2020/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As provas ocorrerão no domingo, dia 8 de dezembro de 2019, nos 17 *campi do IFRS.

As provas ocorrerão nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Todos os cursos são gratuitos. A lista de endereços está disponível também no site do Processo Seletivo.

É recomendado aos candidatos chegarem com antecedência de no mínimo 30 minutos. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, as provas terão início às 8h30min; para os cursos superiores e técnicos subsequentes ao Ensino Médio, o exame de seleção ocorrerá a partir das 14h. Mais informações e orientações no site do Processo Seletivo e nos editais.

Ao todo, serão 16.159 candidatos que farão a prova ou optaram por utilizar a nota do Enem para ingresso em um curso no IFRS.

>  Como funciona a seleção:

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio: O exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa). O exame terá duração de 3 horas e começará às 8h30min, horário de Brasília, do dia 8 de dezembro de 2019.

– Os cursos técnicos integrados em Administração e em Meio Ambiente ofertados pelo Campus Viamão terão como forma de ingresso sorteio público.

– O curso técnico concomitante em Instrumento Musical ofertado pelo Campus Porto Alegre também terá como forma de ingresso sorteio público.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: O exame de seleção tem 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias). O exame terá duração de 3 horas e 30 minutos e começará às 14h, horário de Brasília, do dia 8 de dezembro de 2019.

– Os cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e em Eletrônica do Campus Farroupilha terão como forma de ingresso sorteio público.

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA): Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra que ocorrerá no dia 4 de dezembro, conforme horário e local indicados no item 6.1 do Edital.

Cursos superiores: O exame é composto por uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. O Exame de Seleção terá duração de 4 horas e 30 minutos e começará às 14h, horário de Brasília, do dia 8 de dezembro de 2019. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Atenção:

>> Candidato, se você se inscreveu para concorrer apenas com a nota do “Enem” para algum dos cursos subsequentes ou superiores, seu nome “Não” consta lista de locais de prova.
>> Candidato, se você se inscreveu para algum dos cursos integrados do “Campus Viamão” ou para o curso concomitante instrumentos musicais do “Campus Porto Alegre”, seu nome “Não” consta na lista de locais de prova.

> Ainda dá tempo para se preparar para o Processo Seletivo:

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do IFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

>> Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site de ingresso.ifrs.edu.br.