Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza constroem Tabela Periódica 3D
Início do conteúdo da página

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza constroem Tabela Periódica 3D

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 12h47 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 11h53 | Acessos: 8034

A Turma 3 do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFRS - Campus Porto Alegre realizou na manhã de quarta-feira, 18 de dezembro, a inauguração simbólica de uma Tabela Periódica 3D, no átrio do campus.

O recurso didático foi construído pelos estudantes da disciplina LCN 332 - Espaço Experimental ao longo do semestre 2019/2, em alusão ao Ano Internacional da Tabela Periódica, comemorado nesse ano de 2019 pelos seus 150 anos.

A professora Andréia Zucolotto, que orientou o trabalho, destaca a disposição da turma, que se engajou na proposta e se comprometeu com sua concepção e construção desde o início do semestre. 

Andréia salienta a parceria fundamental do PoaLab, Laboratório de Fabricação Digital do IFRS - Campus Porto Alegre, na realização do projeto, especialmente do professor André Peres, coordenador do PoaLab, que orientou o acadêmico Rafael no projeto e no uso da cortadora a laser para fazer a estrutura externa da Tabela. Além disso, o Instituto Santa Luzia, de Porto Alegre, também foi fundamental no processo, ao disponibilizar uma versão em Braille para compor uma das faces do cubo do recurso didático. 

De acordo com a docente, a inspiração para a proposta é oriunda de outras tabelas similares, divulgadas em eventos e artigos científicos, especialmente aquela disponível no site  “www.tabelaperiodica.org”, do professor Luis Brudna, da Unipampa.

Os dados disponibilizados nesse site, entre outros, foram fonte de pesquisa para a organização da tabela periódica. 

Confira algumas fotos:

    

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->