Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Solenidade de posse dá início a novo mandato de reitor e diretores-gerais de campi do IFRS
Início do conteúdo da página

Solenidade de posse dá início a novo mandato de reitor e diretores-gerais de campi do IFRS

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 12h23 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 12h24 | Acessos: 1723

Em uma solenidade histórica, a primeira posse de diretores-gerais de todos os 17 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi realizada na tarde desta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020, celebrando a escolha democrática e paritária de estudantes, professores e técnicos administrativos da instituição. O evento ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, e contou também com o ato simbólico de recondução de Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor. Servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, reitores de outras instituições de ensino públicas, autoridades, entidades sindicais e imprensa lotaram o auditório.

Com o objetivo de marcar o início da nova gestão como reitor do IFRS junto à comunidade acadêmica, Júlio recebeu o termo simbólico de posse da primeira reitora da instituição, professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza (gestora de 2008 a 2015). A posse oficial do reitor ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2020, em Brasília (leia mais aqui). Em seguida, os diretores-gerais de campi que deixaram os cargos foram homenageados, com a entrega de uma menção de agradecimento da Reitoria pela dedicação durante os quatro anos de mandato.

E para registrar o início da nova gestão nos campi, assinaram o termo de posse, sob aplausos e manifestações festivas dos presentes, os diretores-gerais Fábio Azambuja Marçal (Campus Alvorada), Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (Campus Bento Gonçalves), Patrícia Nogueira Hübler (Campus Canoas), Jeferson Luiz Fachinetto (Campus Caxias do Sul), Eduardo Angonesi Predebon (Campus Erechim), Leandro Lumbieri (Campus Farroupilha), Marcelo Lima Calixto (Campus Feliz), Sandra Rejane Zorzo Peringer (Campus Ibirubá), Flávia Santos Twardowski Pinto (Campus Osório), Fabrício Sobrosa Affeldt (Campus Porto Alegre), Rudinei Müller (Campus Restinga), Alexandre Jesus da Silva Machado (Campus Rio Grande), Cláudia Dias Zettermann (Campus Rolante), Odair José Spenthof (Campus Sertão), Gilberto Luiz Putti (Campus Vacaria), Daniel de Carli (Campus Veranópolis), Alexandre Martins Vidor (Campus Viamão). Os dirigentes foram eleitos pela comunidade acadêmica do IFRS em outubro de 2019 e assumem um mandato de quatro anos.

Conquistas e desafios do IFRS

A fala do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, teve início com uma celebração à democracia institucional. Ele lembrou do processo eleitoral de 2019, realizado pela primeira vez simultaneamente nos 17 campi e na Reitoria, para a escolha dos diretores-gerais e do reitor. Salientou a transparência, a democracia e a paridade da consulta, além do importante envolvimento da comunidade acadêmica em discussões propositivas sobre os rumos da instituição. Júlio destacou a contrariedade à Medida Provisória 914/2019, que altera as regras para escolha de dirigentes em instituições federais de ensino (leia mais aqui). “Para mim, a forma para escolher reitor e diretor-geral é simples: quem faz mais voto tem de ser nomeado”, disse o reitor, sendo interrompido pelos aplausos da plateia. “Queremos continuar elegendo os nossos dirigentes por todo o sempre”, frisou.

A seguir, fez um balanço dos primeiros 20 meses como reitor do IFRS. Ele ocupa o cargo desde maio de 2018, quando assumiu um mandato pro tempore após ter sido eleito em pleito excepcional devido à vacância do cargo com o falecimento do então reitor, Osvaldo Casares Pinto (saiba mais). Júlio homenageou in memorian o professor Osvaldo e destacou que a atual gestão busca dar continuidade a ações escolhidas pelo antecessor. Citou a construção democrática do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a criação do Escritório de Projetos e a consolidação do Cadastro Permanente de Remoção.

Destacou ainda outras iniciativas empreendidas em sua primeira gestão, como a ação “uma quadra poliesportiva por campus”, que vai equipar todos os campi com estruturas para a prática de esportes até o final de 2021. O investimento em energias renováveis, com a geração de energia solar em sete campi ainda em 2020; a prioridade para obras de adequação das unidades do IFRS aos Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCIs) e à acessibilidade; e a criação da Diretoria de Assuntos Estudantis também foram citadas.

Prioridades da próxima gestão

No entanto, o reitor lembrou das dificuldades orçamentárias enfrentadas em 2019 e de desafios já postos em 2020, envolvendo limitações nas despesas de pessoal. “Mas adianto e asseguro que a nossa mobilização começou e faremos todos os movimentos para que nossos servidores não sejam prejudicados, para que nossos estudantes não sintam os efeitos dessas limitações e, principalmente, para que a sociedade não deixe de ter educação pública e de qualidade”, afirmou.

Sobre o futuro, Júlio salientou prioridades para a próxima gestão. A aproximação com as comunidades e o desenvolvimento de projetos que dialoguem com as demandas locais; bem como a visibilidade das ações desenvolvidas para que a sociedade conheça o que os IFs fazem e porque as instituições de ensino públicas são tão importantes para o desenvolvimento do país, foram destacados. O reitor citou também a formação dos estudantes como bons profissionais e cidadãos comprometidos com um mundo melhor e mais justo, conscientes de seus direitos e deveres, bem como a atenção às políticas de permanência e êxitos dos estudantes. E acrescentou a necessidade de consolidar os campi mais jovens e renovar estruturas dos mais antigos.

Para finalizar, fez uma renovação pública de alguns compromissos: “com a Lei 11.892, de criação dos Institutos Federais; com os documentos institucionais democraticamente constituídos; com a liberdade de expressão e de cátedra; com a democracia; e com a educação pública, gratuita, laica, inclusiva, socialmente referenciada e qualidade”.

Mesa de autoridades e organização

A mesa de autoridades da solenidade de posse foi composta pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; os pró-reitores de Administração, Tatiana Weber; de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo; de Ensino, Lucas Coradini; de Extensão, Marlova Benedetti; e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; pelo diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim; a primeira reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; o secretário-geral da União dos Estudantes do IFRS, Lorran Teixeira; e a secretária do Conselho Superior (Consup), Viviane Campanhola Bortoluzzi. Entre outras autoridades também presentes ao evento estavam os reitores do IFSul, Flávio Nunes; do IFFar, Carla Jardim; e da Uergs, Leonardo Alvim Beroldt da Silva; e a deputada estadual Sofia Cavedon.

A solenidade de posse foi organizada por uma comissão composta pelos servidores Raquel Colombo (Comunicação), Adriana Machado (Proen), Caroline Sanches (DLC), Karine Fonseca (DGP), Maria Águeda da Silva (Gabinete), Melina Leite (Gabinete), Michel Gasperin (Departamento de Normas e Legislação) e Tatiane Kuczkowski (DGP).

(Com informações do Portal do IFRS)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->