Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Canadenses realizaram intercâmbio em projeto de pesquisa aplicada no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Canadenses realizaram intercâmbio em projeto de pesquisa aplicada no Campus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 11h34 | Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 11h37 | Acessos: 1061

Estudantes da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estiveram no IFRS - Campus Porto Alegre entre os dias 02 e 10 de março de 2020, participando mais uma vez de um intercâmbio no contexto do ClouDIA, projeto de pesquisa aplicada sobre monitoramento ambiental que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais de ambas as instituições. Esse é o nono ano que o campus recebe um grupo da instituição canadense para intercâmbio em pesquisa.

A despedida do grupo ocorreu na tarde da terça-feira, 10, no auditório Rui Cruse, na presença de professores e alunos das áreas de ciências ambientais e informática. Na oportunidade, os visitantes receberam os agradecimentos dos professores envolvidos e da direção do campus, e apresentaram os resultados parciais obtidos durante os estudos realizados nessa etapa do projeto ClouDIA (Cloud Data Integration and Analysis = Integração e Análise de dados em nuvem). 

A delegação canadense visitante de 2020 teve como participantes os estudantes Zachary Trudeau, Thomas Poulin-Bergevin, Martin Pelletier e Jérémie Bolduc, acompanhados pela professora Julie Gagnon. Durante o período, o grupo permaneceu no laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, o Poalab, trabalhando na continuação desse projeto, que é desenvolvido pelas áreas de Informática e Ciências Ambientais, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Campus Porto Alegre.

Nesse período, eles analisaram as necessidades dos professores Simone e Telmo para captura de dados de amostras de qualidade da água e do solo, e trabalharam no aperfeiçoamento da manipulação e visualização desses dados na forma de gráficos. De acordo com a professora Julie, neste ano eles vieram com o objetivo de otimizar o trabalho e entender os procedimentos de coleta e análise de dados da água para definir as necessidades de aplicativos. A agenda do grupo em Porto Alegre incluiu ainda visitas de campo à Ilha do Pavão (Porto Alegre) e ao Parque Estadual de Itapuã (Viamão), além de atividades culturais, esportivas e gastronômicas.


 O ClouDIA é um projeto ambiental interdisciplinar internacional desenvolvido em parceria entre o Cégep de Sherbrooke e o IFRS desde 2011. Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento de dados ambientais, como por exemplo, a qualidade da água e do ar, de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real por meio da internet. 

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições na época. O campus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Leia também:

Estudantes canadenses estão no Campus para intercâmbio em projeto de pesquisa sobre qualidade da água

Estudantes canadenses estiveram no Campus Porto Alegre participando de projeto de pesquisa

Estudantes canadenses participaram de intercâmbio em projeto de pesquisa no Campus Porto Alegre

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->