Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Canadenses realizaram intercâmbio em projeto de pesquisa aplicada no Campus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 11h34 | Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 11h37 | Acessos: 1061

Estudantes da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estiveram no IFRS - Campus Porto Alegre entre os dias 02 e 10 de março de 2020, participando mais uma vez de um intercâmbio no contexto do ClouDIA, projeto de pesquisa aplicada sobre monitoramento ambiental que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais de ambas as instituições. Esse é o nono ano que o campus recebe um grupo da instituição canadense para intercâmbio em pesquisa.

A despedida do grupo ocorreu na tarde da terça-feira, 10, no auditório Rui Cruse, na presença de professores e alunos das áreas de ciências ambientais e informática. Na oportunidade, os visitantes receberam os agradecimentos dos professores envolvidos e da direção do campus, e apresentaram os resultados parciais obtidos durante os estudos realizados nessa etapa do projeto ClouDIA (Cloud Data Integration and Analysis = Integração e Análise de dados em nuvem).

A delegação canadense visitante de 2020 teve como participantes os estudantes Zachary Trudeau, Thomas Poulin-Bergevin, Martin Pelletier e Jérémie Bolduc, acompanhados pela professora Julie Gagnon. Durante o período, o grupo permaneceu no laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, o Poalab, trabalhando na continuação desse projeto, que é desenvolvido pelas áreas de Informática e Ciências Ambientais, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Campus Porto Alegre.

Nesse período, eles analisaram as necessidades dos professores Simone e Telmo para captura de dados de amostras de qualidade da água e do solo, e trabalharam no aperfeiçoamento da manipulação e visualização desses dados na forma de gráficos. De acordo com a professora Julie, neste ano eles vieram com o objetivo de otimizar o trabalho e entender os procedimentos de coleta e análise de dados da água para definir as necessidades de aplicativos. A agenda do grupo em Porto Alegre incluiu ainda visitas de campo à Ilha do Pavão (Porto Alegre) e ao Parque Estadual de Itapuã (Viamão), além de atividades culturais, esportivas e gastronômicas.

O ClouDIA é um projeto ambiental interdisciplinar internacional desenvolvido em parceria entre o Cégep de Sherbrooke e o IFRS desde 2011. Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento de dados ambientais, como por exemplo, a qualidade da água e do ar, de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real por meio da internet.

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições na época. O campus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.