Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > [Coronavírus] Comunicado da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

[Coronavírus] Comunicado da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 14h34 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 16h23 | Acessos: 1669

A Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS - Campus Porto Alegre divulga comunicado à comunidade acadêmica com orientações e encaminhamentos frente ao cenário de suspensão temporária das atividades letivas:

COMUNICADO DA DIREÇÃO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Prezados colegas, 

O atual momento é de muitas dúvidas, por isso vou sintetizar os principais encaminhamentos relativos à pesquisa, pós-graduação e inovação. 

Como já divulgado no OFÍCIO CIRCULAR Nº 001/2020/PROEX/PROPPI/PROEN/IFRS todas as atividades presenciais estão suspensas. 

1. Editais de pesquisa

Prorrogação dos prazos dos editais da FAPERGS. Todos os editais em andamento tiveram todos seus prazos prorrogados por 30 dias: 

https://fapergs.rs.gov.br/fapergs-prorroga-alguns-prazos-de-editais-devido

2. Editais de apoio à participação em eventos do IFRS: o segundo bloco está suspenso. 

Edital IFRS nº 70/2019 Suspenso

https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/Nota-de-suspensao-parcial-1.pdf

Edital IFRS nº 71/2019 Suspenso

https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/Nota-de-suspensao-parcial-2.pdf

Edital IFRS nº 72 Suspenso

https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/Nota-de-suspensao-parcial-3.pdf

3. Atividades dos bolsistas

Conforme já consta no Ofício Circular mencionado acima, reforço o alerta que os bolsistas e voluntários já selecionados não podem realizar atividades presenciais. As bolsas em vigência estão mantidas. Alterações nos cronogramas dos editais abertos, serão comunicadas futuramente. 

4. CAGPPI

A Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa  e Inovação (CAGPPI) segue fazendo a avaliação de relatórios, projetos e prestações de contas de maneira remota, realizando suas reuniões via webconferência. 

5. Processo seletivo do ProfEPT 

Prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição até 25 de março. O cronograma do processo seletivo está sofrendo alterações. Indicamos aos candidatos que acompanhem o site: https://profept.ifes.edu.br/ 

6. Novas portarias da CAPES

Portaria nº 36

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-36-de-19-de-marco-de-2020-249026197

Que “Dispõe sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes.”

Recomenda que sejam suspensas por 60 dias os prazos para defesa de dissertações, na forma presencial. A portaria mantém a possibilidade de realização de defesas à distância: 

“Art. 2º A suspensão de que trata esta Portaria não afasta a possibilidade de defesas de tese utilizando tecnologias de comunicação à distância, quando admissíveis pelo programa de pós-graduação stricto sensu, nos termos da regulamentação do Ministério da Educação.“

Considerando a situação de calamidade pública, peço que os coordenadores avaliem a viabilidade de manutenção das bancas de defesa previstas para serem realizadas à distância. 

Portaria nº 37 

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-37-de-19-de-marco-de-2020-249026065

Estabelece novo calendário de atividades da Diretoria de Avaliação da CAPES. 

A equipe da DPPI segue trabalhando normalmente, de maneira remota. Todo o contato deve ser feito pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cuidem de sua saúde e da saúde de todos! 

Cordialmente, 

Marcelo Mallet Siqueira Campos

Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Portaria nº 49 de 2020

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->