Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Segunda edição do curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar: INSCRIÇÕES ESGOTADAS!

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 13h48 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 11h42 | Acessos: 3027

Acontece de 20 de julho a 11 de setembro de 2020 o Curso de Extensão "Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar- IIª Edição", uma realização do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade), da Fabico/UFRGS e do IFRS - Campus Porto Alegre, com o apoio da Comissão de Bibliotecas Escolares e Públicas (CBEP) do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). As inscrições, com vagas limitadas, ocorrem nos dias 14 e 15 de julho de 2020 através do site: https://doity.com.br/conexoesbibliotecaescolar2. O número máximo de inscritos será de 100 participantes.

Com duração de 80h, a capacitação gratuita é oferecida na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), mediada por computador, com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFRGS. As atividades são realizadas de maneira síncronas, com interação dos participantes por meio de chats, às quartas-feiras, e assíncronas, com a utilização de vídeos, textos, fóruns de discussão, entre outras. Os módulos abordam diversos temas, como conceitos, objetivos e funções da biblioteca escolar, a legislação vigente, gestão e organização, práticas de mediação de leitura, Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e a infância, fake news e o acesso, o uso e a produção da informação.

Sob a coordenação das professoras Lizandra Brasil Estabel (IFRS - Campus Porto Alegre) e Eliane Lourdes da Silva Moro (Fabico/UFRGS), também ministrarão os conteúdos as professoras Gabriela Fernanda Cé Luft, Luciana Sauer Fontana, Magali Lippert e o bibliotecário Filipe Xerxeneski da Silveira, todos do IFRS - Campus Porto Alegre.

De acordo com a professora Lizandra Estabel, a realização do primeiro Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, que finaliza nesta semana, teve intensa procura por um grande número de pessoas que extrapolaram consideravelmente o número de vagas, mesmo ampliadas. Por esse motivo, a segunda oferta do curso visa atender à expressiva quantidade de profissionais e acadêmicos que não conseguiram participar da edição anterior.

O curso está sendo oferecido tendo em vista a necessidade de atualização no âmbito de biblioteca escolar e o contexto atual da pandemia da Covid-19, a situação de isolamento social, bem como a escassez de produção/publicação bibliográfica e eletrônica sobre tema e fontes de informação específicas e especializadas.

Destacam-se dentre os objetivos, oportunizar experiências de aprendizagem; interagir de forma compartilhada, por meio de discussão e de novas aprendizagens sobre a biblioteca escolar e a mediação de leitura utilizando as mídias e estudos teórico-práticos no âmbito da biblioteca escolar; capacitar os participantes no uso de recursos das mídias na biblioteca escolar; propiciar novos conhecimentos na organização e gestão dos serviços de biblioteca escolar, bem como a legislação vigente; promover a dinâmica do desenvolvimento de atividades de inter-relacionamento de biblioteca e escola; orientar para acesso, uso e produção de mídias para disseminação da informação digital como processo educativo e acesso e uso da informação identificando as fake news e oportunizar aos participantes experiências de aprendizagem, trabalhando de forma compartilhada e cooperativamente com professores, colegas e profissionais de lugares próximos e distantes geograficamente.

O Grupo de pesquisa LEIA e o Sistema CFB acreditam que a relevância do curso se encontra na oportunidade de capacitação para as competências na atuação de bacharéis em Biblioteconomia, técnicos e auxiliares de biblioteca, alunos de Biblioteconomia, professores e comunidade em geral, no que tange à oferta de serviços de qualidade na gestão da biblioteca e na mediação de leitura para a comunidade escolar. Além disso, a oferta do curso evidencia, em tempos de isolamento social e trabalho remoto, o significado de oportunizar à comunidade interessada a atualização nos temas propostos e a interação entre todos os participantes através da EAD, compartilhando experiências e conhecimentos.

A coordenação do curso destaca a necessidade de reforçar o compromisso do IFRS, da Universidade e do CFB oportunizando a qualificação das pessoas, através de ações de Extensão, para o acesso, o uso e a produção da informação, a fim de que a comunidade interna e externa das Instituições seja atendida e tenha competência para selecionar e disseminar informação, bem como construir conhecimento, em tempos de aumento exponencial no uso das redes sociais e das tecnologias, para a oferta de serviços de qualidade na biblioteca para a comunidade escolar.