Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Projeto de pesquisa em parceria rende prêmio Pesquisador Jovem Inovador da Fapergs a bolsista do IFRS

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 07h31 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 07h31 | Acessos: 1151

O projeto de pesquisa “Produção da enzima ?-galactosidase recombinante na forma livre e imobilizada visando sua aplicação industrial”, em parceria entre o IFRS - Campus Porto Alegre, a empresa Quatro G Pesquisa & Desenvolvimento Ltda, o Centro Universitário Univates e a PUC-RS, por conta do Edital MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013, rendeu o prêmio na categoria Pesquisador Jovem Inovador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) à Bruna Coelho de Andrade, egressa do curso Técnico em Biotecnologia do IFRS – Campus Porto Alegre.

Segundo a professora do Campus Porto Alegre Giandra Volpato, orientadora do pesquisa, o projeto premiado visa um produto inovador: enzima ?-galactosidase recombinante na forma solúvel e na forma imobilizada. O estudo consiste na produção da enzima Lactase para sua aplicação industrial. Esta enzima tem especial importância para indústria de alimentos e farmacêutica, na preparação de leite e derivados com baixo teor de lactose e em suplementos alimentares, produtos utilizados por pessoas intolerantes à lactose.

No projeto que levou ao prêmio, Bruna é Bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A, atuando na empresa Quatro G P&D, sediada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Ela atuou desde o início do projeto, que iniciou em fevereiro de 2014, tendo finalizado em agosto deste ano. Atualmente, foi concedida a Bruna uma bolsa PIBITI/IFRS/CNPq em um novo projeto também do IFRS, através do EDITAL PROPPI Nº 009/2016, para dar continuidade às pesquisas na área. Bruna concluiu o Técnico em Biotecnologia no Campus Porto Alegre em 2014/2 e atualmente é aluna do curso de Ciências Biológicas da PUCRS.

O projeto, que está em andamento, faz parte de uma colaboração entre o Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional da PUCRS, a empresa Quatro G P&D, o IFRS e o Centro Universitário Univates, que se deu em função do Edital 94/2013, envolvendo as instituições citadas.

Conforme Giandra, a Quatro G P&D trabalha com a produção de enzimas recombinantes, e produtos para aplicação em biologia molecular. “Como eu realizei meu pós-doutorado na empresa, e mantive a parceria em projetos menores aqui do Campus, além de eu ter interesse de elaborar projetos voltados para indústria, o surgimento do Edital MEC/SETE/CNPq Nº 94/2013 acabou permitindo esta colaboração, assim como com as demais instituições envolvidas”, coloca a orientadora.

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016, mais importante prêmio da pesquisa no estado, foi entregue na noite de quinta-feira, 6 de outubro, durante cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, a premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.

Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, esta 6ª edição do evento contou com uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco para celebrar em 2016 a busca por soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

Sobre o seu trabalho no projeto e o prêmio recebido, Bruna se sente gratificada: “O reconhecimento recebido pela Fapergs reforça a busca que temos pela pesquisa, inovação e desenvolvimento. O projeto possibilitou constante aprendizado e crescimento na pesquisa. É muito importante a parceria entre o IFRS, outras instituições de ensino e empresas, como é o caso do projeto e acho muito gratificante poder fazer parte disso."

"Eu tenho muito a agradecer a minha orientadora Giandra Volpato, a toda equipe, ao IFRS, a empresa Quatro G P&D e as instituições parceiras. O projeto é de grande importância e inovação, e todo esse conjunto resultou no prêmio que foi concedido pela Fapergs”, declarou a atual vencedora do prêmio Pesquisador Jovem Inovador da Fapergs.

bruna

A bolsista do IFRS Bruna Andrade e seu prêmio