Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Convite: atividades no Campus no dia 29/9, dia de mobilização em defesa da educação pública

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2016, 15h47 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2016, 15h47 | Acessos: 1049

Caros servidores e alunos,

De 23 a 26 de setembro, ocorreu em Vitória-ES, o REDITEC. Este é um evento sempre fundamental da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Alguns temas têm preocupado muito a comunidade dos IFs: a MP da reforma do Ensino Médio; a PEC da limitação de gastos, bem como o PL 257; e as questões orçamentárias. Por isso, o evento produziu um documento que foi denominado Carta de Vitória, que pode ser encontrado em http://portal.conif.org.br/images/26_9_Carta_de_Vitória_40_Reditec.pdf.

Queremos, neste dia 29 de setembro, juntamente com Institutos Federais do Brasil inteiro discutir esses temas e esse documento. Por isso realizaremos duas atividades: uma no turno da manhã, outra no turno da noite. Pela manhã, às 9h, faremos uma análise da MP que redefine o Ensino Médio. A Prof. Josiane conduzirá os trabalhos. Vamos nos ater mais neste tópico neste momento. À noite, às 20h, faremos uma mesa com a participação de representantes de servidores técnico-administrativos, professores e alunos e discutiremos a carta em sua integralidade. O Prof. Celson será o mediador dessa mesa. O objetivo é a reflexão sobre assuntos importantes para a Educação Profissional no país.

Por isso, convidamos alunos e servidores para virem participar desses dois momentos no Auditório da Torre Sul (quem sabe um dia Auditório Rui Manuel Cruse). As aulas não estão suspensas. Temos convicção de que se trata de uma atividade letiva pois será momento de análise, convívio com ideias diferentes, reflexão e a aprendizagem é um processo maior do que o conhecimento de novos conteúdos. No entanto, cada professor tem toda a liberdade e o direito de decidir se é possível participar com sua turma. Ele sabe melhor as necessidade momentâneas dos seus alunos no que diz respeito à disciplina.

Fica aqui o convite e gostaríamos muito da presença de todos. O auditório da Torre Sul pode ser acessado pela passagem existente no 6º andar da Torre Norte (subam a rampa). Ou pelo elevador da garagem, 11º andar (desçam a rampa).

Marcelo A. Rauh Schmitt

Diretor-geral do Campus Porto Alegre

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)