Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > I Encontro de Leitura Inclusiva e diversas atividades marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no campus
Início do conteúdo da página

I Encontro de Leitura Inclusiva e diversas atividades marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no campus

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 07h13 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 07h13 | Acessos: 749

De 22 a 26 de agosto o IFRS - Campus Porto Alegre contou com uma programação especial de atividades em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus, a agenda incluiu oficinas de Libras, Mobilidade e Deslocamento (cegos), Produção de Material em Braille, além de bate-papos sobre Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho e Ferramentas de Inclusão em Educação, com participação aberta à toda a comunidade acadêmica.

Um dos destaques do eventos programados foi o I Encontro de Leitura Inclusiva, realizado na quinta-feira, dia 25 agosto. Organizado pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade, do IFRS e da UFRGS, foi uma iniciativa da Rede de Leitura Inclusiva no Rio Grande do Sul (GT-RS POA), criada pelo LEIA, juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), o Conselho Municipal do Livro e da Leitura, entre outras instituições, a partir de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill (FDN), de São Paulo. O evento contou com a presença de Perla Assunção, representante da Fundação Dorina Nowill.

O encontro teve como objetivo ser um chamamento para que a sociedade e as Instituições que recebem acervos da FDN unam-se ao grupo na construção uma grande rede de ações em prol das pessoas com deficiência para acesso ao livro, leitura, literatura e bibliotecas e um estímulo para que desenvolvam ações de inclusão.

Estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, estudantes de outros Cursos e Instituições, bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia, professores, técnicos, mediadores de leitura, pessoas com deficiência, representantes de Instituições parceiras e comunidade em geral, puderam assistir palestras, na parte da manhã, e participar de oficinas, no turno da tarde.

A mesa de abertura do encontro, no início da manhã, contou com a presença do Diretor Geral do IFRS - Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt, da representante da Fundação Dorina Nowill, Perla Assunção; do Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), Alexsander Ribeiro; do Chefe Substituto do Departamento de Ciências da Informação da FABICO/UFRGS, Valdir José Morigi; do Coordenador do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, Rodrigo Silva Caxias de Sousa; e da Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre, professora Lizandra Brasil Estabel.

Após a abertura oficial, deu-se início às palestras, que prosseguiram abordando temas como Rede Nacional de Leitura Inclusiva: perspectivas e desafios; rede de leitura inclusiva GT-RS POA: primeiros passos da construção; desafios no acesso à cultura por pessoas com deficiência; leitura inclusiva: surdos, surdocegos e línguas de sinais; e leitura inclusiva e os cegos.

Na parte da tarde, os participantes puderam se inscrever e realizar as oficinas A Inclusão dos Cegos e as Tecnologias; Contação de Histórias e audiodescrição; Língua Brasileira de Sinais: que língua é essa?; Mediação da Leitura: afetos e fazeres; BiblioPetTerapia; e Re-pensar o Conto (com a mala mágica e seus mistérios).

Além disso, durante o evento, esteve exposta no átrio do campus uma bicicloteca (bicicleta + biblioteca), disponível para ser acessada pelo público que circulava pelo local.

[gallery columns="4" link="file" ids="52376,52377,52413,52379,52380,52378,52381,52383,52384,52385,52387,52388,52386,52389,52390,52393,52395,52396,52397,52398,52382,52400,52401"]

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->