Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e I Encontro de Leitura Inclusiva

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 12h07 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2016, 12h07 | Acessos: 1343

O IFRS - Campus Porto Alegre realiza, de 22 a 26 de agosto, programação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus. Entre as atividades programadas, estão oficinas de Libras, Mobilidade e Deslocamento (cegos), Produção de Material em Braille, além de bate-papos sobre Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho e Ferramentas de Inclusão em Educação. A participação é aberta à toda a comunidade acadêmica. Todas as atividades serão certificadas.

A programação completa pode ser conferida clicando AQUI.

Também entre atividades previstas, destaca-se a realização no dia 25 agosto do I Encontro de Leitura Inclusiva, organizado pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade, do IFRS e da UFRGS. O evento é o primeiro fruto originado pela Rede de Leitura Inclusiva no Rio Grande do Sul (GT-RS POA), criada pelo LEIA, juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), o Conselho Municipal do Livro e da Leitura, entre outras instituições, a partir de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill (FDN), de São Paulo. O evento contará com a presença de Perla Assunção, representante da Fundação Dorina Nowill.

Sobre o I Encontro de Leitura Inclusiva

Este encontro será um chamamento para que a sociedade e as Instituições que recebem acervos da FDN unam-se ao grupo na construção uma grande rede de ações em prol das pessoas com deficiência para acesso ao livro, leitura, literatura e bibliotecas e um estímulo para que desenvolvam ações de inclusão. Haverá palestras pela manhã e à tarde oficinas. O público inclui estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, estudantes de outros Cursos e Instituições, bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia, professores, técnicos, mediadores de leitura, pessoas com deficiência, representantes de Instituições parceiras e comunidade em geral. Serão oferecidos certificados aos inscritos que tiverem 75% de participação do evento, incluindo as oficinas, sendo que cada participante poderá fazer duas oficinas. Inscrições no site: https://doity.com.br/gtrspoa. Vagas limitadas!