Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Parceria entre professores e alunos da Pós-graduação em Gestão Empresarial e o Pop Center irá beneficiar mais de 700 lojistas

Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2016, 08h40 | Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2016, 08h40 | Acessos: 953

Em reunião realizada no dia 19/7, professores e alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial do IFRS - Campus Porto Alegre apresentaram propostas de realização de estudos e pesquisas que irão beneficiar os mais de 700 lojistas do centro comercial Pop Center, popularmente conhecido como "Camelódromo", localizado no Centro de Porto Alegre. Na ocasião, o coordenador do curso, professor Duilio Castro Miles, apresentou dois projetos: um que tratará do desenvolvimento de uma metodologia de diagnóstico comercial, focado na realidade dos lojistas; e outro que irá realizar um levantamento das práticas de sucessão nas empresas familiares dos antigos camelôs.

"Os projetos têm um forte cunho social, e ao mesmo tempo um elevado conteúdo inovativo", explica Duilio. O Pop Center é uma iniciativa Público-Privada, que desde 2007 reúne em um mesmo espaço físico, com toda a infraestrutura de um centro de compras, mais de 700 empreendimentos que até então operavam nas ruas da Capital como camelôs. Segundo Elaine Deboni, diretora de Marketing e Relacionamentos do Pop Center, na atualidade, "são mais de 3.000 pessoas que trabalham no varejo do Pop, atendendo, em média, cerca de 1,2 milhões de pessoas por mês".

Os projetos serão desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2016, a partir da realização de estudos pilotos com uma amostragem de lojistas, e são parte de um programa maior de pesquisa e extensão tecnológica, desenvolvida por professores e alunos da instituição, intitulado “Varejo Competitivo”. Entre as atividades desenvolvidas estão previstas a realização de oficinas e capacitações aos lojistas e seus funcionários, em diferentes áreas da gestão empresarial. "A intenção é envolver alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, num primeiro momento, e em seguida, discentes de curso de Processos Gerenciais, bem como outros professores e alunos de outras áreas", salienta o professor Cláudio Farias, docente da Pós-Graduação e coordenador do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS.

As ações do diagnóstico de performance comercial iniciaram-se em julho com a primeira reunião entre os pesquisadores, a direção do Pop Center e 13 lojistas, que irão compor o primeiro grupo de empresas beneficiadas com o projeto. “Em um cenário de crise, projetos como esse ajudam na melhoria dos processos internos dos lojistas. A intenção é capacitar os lojistas para que cada um possa descobrir os elementos que garantem vantagem competitiva”, afirma Elaine Deboni.

[gallery link="file" ids="52011,52012,52013,52014,52015,52016"]