Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre participa de seletivas para a competição WordSkills 2017
Início do conteúdo da página

Campus Porto Alegre participa de seletivas para a competição WordSkills 2017

Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 12h34 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2016, 12h34 | Acessos: 651

O Campus Porto Alegre do IFRS está participando das etapas seletivas que podem levar à maior competição de educação profissional do mundo: a WordSkills 2017 (WS2017). Neste ano, além do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), pela primeira vez os Institutos Federais (IFs) se farão presentes na competição.

O IFRS participa das ocupações profissionais de Confeitaria (professora Carolina Gheller Miguens – Campus Porto Alegre), Eletricidade Industrial (professor Diogo Ortiz Machado - Campus Rio Grande) e Panificação (professor Odoaldo Ivo Rochefort Neto – Campus Porto Alegre). O Campus Porto Alegre está representado na WS2017 pelos alunos do curso Técnico em Panificação Tainan Sansigolo da Silva, 19 anos, 1º semestre do curso, na ocupação de Panificação, e Ingrid Prates Corrêa, 21 anos, 3º semestre, na ocupação de Confeitaria.

A ocupação de Panificação teve uma etapa seletiva extra (só com os IFs), que aconteceu dias 1 e 2 de junho no Campus Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na ocasião, o aluno Tainan realizou seu trabalho apresentando o Pão Rústico de Multigrãos com pimenta e damasco, o Pão Flor recheado de queijo, presunto, azeite e orégano; os pães Carinhas Felizes, além do Pão Guirlanda Crocante com gergelim (fotos). Em todas as seletivas há a presença de esculturas feitas de massa de pão. O tema das apresentações foi “Cinema”.

Como resultado do trabalho de Tainan na seletiva de Panificação, o IFRS ficou com o segundo lugar entre sete competidores, estando habilitado a fazer parte da equipe dos Institutos Federais que participarão da seletiva nacional (Sistema S e IFs) da WS2017, que ocorre entre os dias 11 a 15 de julho de 2016, em Belo Horizonte/MG.

Na mesma época da próxima seletiva de Panificação (11 a 15 de julho), ocorre a seletiva de Eletricidade Industrial, em São Luís/MA. Já na ocupação de Confeitaria, que acontece entre os dias 04 a 08 de julho de 2016, em Taguatinga/DF, o IFRS será o único IF do Brasil a participar, sendo os outros competidores todos do SENAI.

Sobre o evento

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada de dois em dois anos, com o objetivo de promover, por meio da troca de experiências, o aprimoramento técnico e tecnológico dos países participantes, bem como o desenvolvimento de metodologias de ensino compatíveis com as exigências de um mercado cada vez mais complexo e globalizado. A primeira vez que o Brasil participou foi em 2009, no Canadá. A próxima edição da WorldSkills ocorrerá em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O Brasil foi anfitrião da primeira edição da WorldSkills sediada na América Latina. Ela foi realizada em São Paulo, de 11 a 16 de agosto de 2015. Foram mais de 60 países competindo em mais de 50 ocupações profissionais diferentes. O país conquistou 27 medalhas: 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, resultados que o colocaram em primeiro lugar no ranking geral.

Além de reunir estudantes de diversas nacionalidades e testar suas habilidades e conhecimentos técnicos, a WorldSkills é uma oportunidade importante para reflexão sobre os rumos da formação profissional no mundo. O encontro atrai a presença de especialistas em educação, representantes de instituições de ensino técnico e empresários, para aprofundarem o debate sobre as contribuições da formação profissional para a produtividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico das nações.

Destaca-se a importância de uma competição nos moldes da WorldSkills para que os jovens profissionais aprendam a compartilhar conhecimentos e tecnologias como forma de atingir um padrão de qualidade em suas áreas de atuação.

[gallery columns="4" ids="51000,50999,50995,50996,50997,50998,51001,51002"]

 

(Crédito das fotos: Profº Odoaldo Rochefort Neto)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->