Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Parceria com instituto português pode resultar em oportunidades para alunos e docentes

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2015, 06h54 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2015, 06h54 | Acessos: 686

Estágios e pesquisas para estudantes e ações de mobilidade para docentes podem ser o resultado de parcerias a serem firmadas entre o IFRS e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Ipca), de Barcelos, Portugal. O presidente da instituição, João Carvalho, e o vice-presidente, José Agostinho Silva, visitaram a Reitoria e os campi Bento Gonçalves e Porto Alegre nos dias 10 e 11 de novembro de 2015, quando conversaram sobre detalhes de futuras ações conjuntas.

No Campus Bento Gonçalves, foi discutida a possibilidade de oferecer estágios em vinícolas portuguesas para os alunos do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFRS, por meio do Ipca. Previu-se também estágios para alunos de Design do Ipca em empreendimentos do enoturismo da Serra gaúcha, a partir do IFRS. Receberam os visitantes a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clarice Monteiro Escott; e os diretores das duas áreas do Campus Bento Gonçalves, Marlova Benedetti e Marcus Almança. Para encerrar a visita no município, os visitantes estiveram na Reitoria e conversaram com a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza e Clarice.

Em Porto Alegre, avaliou-se a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de jogos digitais de forma conjunta, entre alunos do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS e estudantes do Ipca. Participaram da reunião com os portugueses a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, Maria Cristina França, e o coordenador do curso de mestrado, Marcelo Schmitt.

Estuda-se ainda a promoção de cursos e seminários a distância ou presenciais ministrados por professores dos dois institutos. Os representantes do Ipca enviarão documento detalhando as propostas de parcerias, as quais serão analisadas pelo IFRS para sua implementação.