Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Seleção para o curso de Especialização em Gestão Empresarial: divulgada 2ª chamada de aprovados

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2015, 12h45 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2015, 12h45 | Acessos: 1215

Acompanhe o andamento do processo seletivo por meio dos arquivos que encontram-se publicados nos links abaixo, no corpo do texto.

Comunicado: Por motivos de força maior, as inscrições para o curso de Pós-graduação – Especialização em Gestão Empresarial foram prorrogadas até 26 de agosto, adiando também a publicação da homologação das inscrições para o dia 27 de agosto.

De de 10 a 26 de agosto de 2015 está aberto o período de inscrições para o curso gratuito de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Empresarial, do Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O edital 055/2015 de abertura de inscrições foi divulgado no dia 4 de agosto.

O curso tem duração de três semestres, realizado na modalidade presencial, e as aulas serão ministradas nas sextas e sábados, em intervalos de 15 dias, propiciando que alunos do interior do estado possam participar do curso.

São ofertadas 35 vagas. Seguindo as normativas do IFRS, há reserva de três vagas para cotistas (Pessoa com Deficiência, afrodescendentes e indígenas). Além disso, mais cinco são reservadas para servidores do IFRS, as quais, caso não sejam preenchidas, serão ocupadas por servidores de outros órgãos e esferas da administração pública.

A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou via Correios (Sedex). O valor da taxa de inscrição no curso é de R$ 100,00 (cem reais). No período de 5 a 7 de agosto, é possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, conforme documentos descritos nos anexos do edital.

A seleção de candidatos se dará por meio da realização de prova (objetiva e dissertativa) e pela análise de currículo (acadêmico e profissional). O Processo Seletivo destina-se a candidatos(as) portadores(as) de diploma de graduação e é aberto a brasileiros e estrangeiros. Estudantes em fase final dos cursos de graduação poderão se candidatar. Neste caso, para efetivação de ingresso, devem apresentar o diploma de conclusão do curso de graduação até o dia da matrícula, conforme calendário do Programa de Pós-Graduação.

Acesse nos arquivos a seguir o edital e demais documentos com todas as informações referentes ao processo seletivo:

Edital nº 055/2015 (retificado) - Inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Empresarial

Edital de Retificação nº 09/2015 - Retifica os itens 11, 21 e 38 do Edital nº 055/2015 (publicado em 05/08/15)

Comunicado nº 021/2015 - Resultado da solicitação de isenção de taxa de inscrição (publicado em 11/08/15)

Edital de Retificação nº 10/2015 - Retifica os itens 24 e 26 e exclui o anexo VIII do Edital nº 055/2015 (publicado em 18/08/15)

Comunicado nº 023/2015 - Conteúdo programático da prova de seleção para o curso (publicado em 20/08/15)

Comunicado nº 026/2015 - Homologação de inscrições (publicado em 27/08/15)

Anexo Comunicado 026/2015 - Lista de candidatos homologados e Local de Prova (publicado em 27/08/15)

Comunicado nº 028/2015 - Gabarito da prova do processo seletivo (publicado em 31/08/15)

Comunicado nº 031/2015 - Boletim de desempenho dos candidatos na prova objetiva (publicado em 02/09/15)

Comunicado nº 035/2015 - Resposta aos recursos (publicado em 08/09/15)

Edital nº 066/2015 - Homologação do resultado final do processo seletivo do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial (publicado em 08/09/15)

Comunicado nº 037/2015 - Retificação do Gabarito pós recursos (publicado em 10/09/15)

Comunicado nº 038/2015 - Desempenho geral final dos candidatos (publicado em 11/09/15)

Comunicado nº 039/2015 - Candidatos classificados em 2ª chamada e orientações de matrícula (publicado em 14/09/15)

Sobre o curso

Coordenado pelo professor Duilio Castro Miles, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Empresarial é direcionado a profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento e que, preferencialmente, estejam se preparando para assumir posições gerenciais e/ou empreendedoras, com interesse em desenvolver competências gerenciais para administrar negócios, tanto na esfera privada quanto pública.

Visa oferecer a sistematização e a complementação de habilidades e conhecimentos aos profissionais formados nas áreas de Gestão e Negócios, em Bacharelados (Administração, Contabilidade, Economia, etc.) ou em Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos em Processos Gerenciais, Marketing, Recursos Humanos etc.). Além disso, propicia o desenvolvimento de profissionais que atuam em organizações, empresários e consultores, com formação superior nesta e noutras áreas nas competências fundamentais da gestão empresarial.

Tem ainda como objetivo proporcionar ao estudante o aprofundamento de conhecimentos aplicados em gestão de empreendimentos nas mais variadas atividades econômicas, por meio do desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais, que devem fazer parte do perfil do executivo e/ou empreendedor, com aplicação de uma metodologia de ensino inovadora. A preocupação com o viés aplicado do curso se expressa de várias formas, sobretudo na avaliação final, que se dará pela apresentação de um artigo.

O projeto pedagógico do curso (PPC) foi aprovado de acordo com a Resolução nº 062 de 17 de julho de 2015 do Conselho Superior (Consup) do IFRS.

Este é o primeiro curso de Pós-graduação Lato Sensu na área de Gestão e Negócios gratuito no Rio Grande do Sul, sendo uma iniciativa intercâmpus, pois contará com a participação de professores dos câmpus Porto Alegre, Viamão, Restinga e Osório do IFRS.