Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > III Curso de Extensão Fundamentos de Bioinformática recebe inscrições até 10 de setembro
Início do conteúdo da página

III Curso de Extensão Fundamentos de Bioinformática recebe inscrições até 10 de setembro

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2015, 09h17 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2015, 09h17 | Acessos: 1204

O Campus Porto Alegre do IFRS está oferecendo o III Curso de Extensão "Fundamentos de Bioinformática - Bancos de dados e programas de análise de sequências". O curso é aberto ao público em geral, com foco nos estudantes de nível técnico ou superior das áreas Biológicas e da Saúde.

A participação no curso é gratuita. O período de inscrições é de 20 de agosto a 10 de setembro de 2015. A carga horária é de 20 horas e o curso ocorrerá nos dias 11/09, 18/09 e 25/09, 02/10 e 09/10 de 2015, sextas-feiras, das 13h30 min às 17h30 min, no laboratório de informática LAB 7C da sede Centro do Campus (Rua Coronel Vicente, 281, 7º andar, Centro, Porto Alegre/RS).

O curso será ministrado pelo biólogo Diego Hepp, doutor em Genética e Biologia Molecular e servidor do IFRS - Campus Porto Alegre e pela graduanda em Biologia Fernanda de Jesus Trindade, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Biologia Genômica e Molecular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

As inscrições devem ser realizadas enviando nome completo, CPF, telefone para contato e curso/instituição para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o curso

As informações genéticas obtidas através do sequenciamento do DNA dos organismos vem sendo armazenadas em Bancos de Dados de sequências que estão disponíveis para a utilização em pesquisas moleculares e aplicações em diferentes áreas.

A Bioinformática apresenta diversas ferramentas desenvolvidas para a análise e manipulação destas informações genéticas, permitindo a realização de grandes avanços científicos.

Serão apresentados os fundamentos da bioinformática, abordando a utilização dos bancos de dados de sequências e os principais programas de manipulação e análise de sequências de DNA, incluindo os mecanismos de busca, edição e alinhamento, além das suas utilizações na análise de genômas e na metagenômica e as aplicações biotecnológicas.

O curso tem por objetivo complementar o aprendizado dos estudantes da área das ciências biológicas no tema e permitir a sua capacitação para a realização de pesquisas na área por meio da integração do conteúdo teórico e de atividades práticas.

III_Curso_Bioinformatica_turma2015

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->