Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Aula inaugural marca início do primeiro curso de Mestrado Profissional do IFRS - Câmpus Porto Alegre

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2015, 15h13 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2015, 15h13 | Acessos: 698

Mais um momento para ficar marcado na história do IFRS. Na tarde desta terça-feira, 18 de agosto de 2015, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do IFRS – Câmpus Porto Alegre: o Mestrado Profissional em Informática na Educação. Os vinte alunos da primeira turma do curso foram recepcionados no auditório do 9º andar do câmpus.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Julio Xandro Heck, do diretor de desenvolvimento institucional do Câmpus Porto Alegre, Claudio Farias, representando a diretor-geral Paulo Sangoi, da Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do câmpus, Maria Cristina França, e do coordenador do curso, Marcelo Augusto Schmitt.

Em sua fala, o coordenador do curso, professor Marcelo Schmitt, fez agradecimentos aos envolvidos na realização do curso, desejou boas-vindas aos alunos e que “este avanço do estudo, da pesquisa, efetivamente traga frutos do trabalho, traga novas perspectivas. O importante é que a gente está muito contente de estar iniciando este mestrado."

Já a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do câmpus, Maria Cristina, encerrou sua palavras com uma convocação a todos. “Vamos construir juntos um curso que se destaque naquilo que se propõe, e que possa, efetivamente, contribuir para a solução dos problemas dos setores da sociedade em uma posição de autoridade científica."

Representando a direção-geral, o professor Claudio Farias, após relembrar a trajetória de criação de novos cursos em diferentes níveis de ensino, desde a escola técnica ao IFRS, colocou: “Nossa primeira turma de mestrado profissional é de certa forma nosso ápice, ainda que eu entenda que não é a nossa última conquista; com vocês novos desafios surgem, e agora o limite passa a ser mais alto. Vocês estão participando da primeira turma de mestrado profissional do instituto que é considerado número um no país.”

Após seu pronunciamento de boas-vindas e agradecimentos, o pró-reitor Julio Heck, fez anúncios importantes no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto. “A pró-reitoria de Pesquisa compromete-se a aumentar consideravelmente os recursos transferidos para o câmpus Porto Alegre e para todos os câmpus do IFRS para subsidiar a ida de servidores e alunos a eventos científicos: dobraremos os recursos que enviamos para este campo. Lançaremos, já programado e já previsto em orçamento, um edital específico do IFRS para atendimento de parceiros demandantes, para solução de problemas de empresas, cooperativas, escolas, ONGs, associações de bairro; são recursos do IFRS para fomentar vinte projetos, dinheiro que vem de uma nova rubrica, que graças aos bons indicadores institucionais de pesquisa e pós-graduação, nós temos para apresentar."

Ele ainda acrescentou o último anúncio: "Instituímos um fomento especial para apoio aos programas de mestrado do IFRS; para 2016 já previmos R$ 25 mil para cada um dos programas, para que os alunos e professores do curso possam ir a eventos, apresentar seus trabalhos, pagar pelas publicações que porventura cobrem." Para finalizar, o pró-reitor colocou: "Ratifico minha mais absoluta convicção de que nenhum instituto federal do Brasil propicia tantas e tão diversas políticas institucionais para pesquisa, pós-graduação e inovação como o IFRS."

Logo após a abertura, os alunos receberam kits de boas-vindas e foram levados para conhecer as obras dos novos espaços que serão destinados à instalações de infraestrutura (laboratórios e salas de aula) dos cursos da área de Tecnologia da Informação (entre eles o mestrado), localizados no prédio B da sede Centro (edifício-garagem anexo).

Em seguida a visita ao prédio, a turma retornou para a continuação da aula inaugural, que contou ainda com as palestras das professoras Liane Tarouco (docente da UFRGS e colaboradora do mestrado do IFRS), falando sobre tecnologia e aprendizagem, e Rosa Maria Vicari (docente da UFRGS e colaboradora do mestrado do IFRS).

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Informática na Educação é uma proposta de pós-graduação stricto sensu do IFRS que busca qualificar professores da educação básica e superior, gestores educacionais e profissionais das áreas de educação e de informática, para atuarem no campo interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, a partir da imersão na pesquisa, com vistas à apropriação, à inovação e à articulação das tecnologias a contextos e situações educacionais diversos.

O curso tem como sede o câmpus Porto Alegre e conta, no seu corpo docente, com a participação de professores doutores do câmpus, bem como dos câmpus Canoas e Bento Gonçalves do IFRS. Esta proposta surge no contexto atual de uma demanda reprimida de necessidade de uso das tecnologias educacionais por professores da rede pública, e em consonância com a situação apontada pelo PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2011-2020 do Governo Federal, que indica a necessidade de criação de mestrados profissionais “para os setores de serviços público e privado” (PNPG, 2010).