Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Segunda edição do curso de extensão em Fundamentos de Bioinformática recebe inscrições até 4 de agosto

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2015, 15h46 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2015, 15h46 | Acessos: 937

O Câmpus Porto Alegre do IFRS está oferecendo o II Curso de Extensão "Fundamentos de Bioinformática - Bancos de dados e programas de análise de sequências". O curso é aberto ao público geral, com foco nos estudantes de nível técnico ou superior das áreas Biológicas e da Saúde.

A participação no curso é gratuita. O período de inscrições é de 7 de julho a 04 de agosto de 2015. A carga horária é de 20 horas e o curso ocorrerá nos dias 07/08, 14/08 e 21/08, 28/08 e 04/09 de 2015, sextas-feiras, das 13h e 30 min às 17h e 30 min, no laboratório de informática LAB 7C da sede Centro do Câmpus (Rua Coronel Vicente, 281, 7º andar, Centro, Porto Alegre/RS).

O curso será ministrado pelo Biólogo Diego Hepp, Dr. em Genética e Biologia Molecular e servidor do IFRS - Câmpus Porto Alegre e pela graduanda em Biologia Fernanda de Jesus Trindade, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Biologia Genômica e Molecular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

As inscrições devem ser realizadas enviando nome completo, CPF, telefone para contato e curso/instituição para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o curso

As informações genéticas obtidas através do sequenciamento do DNA dos organismos vem sendo armazenadas em Bancos de Dados de sequências que estão disponíveis para a utilização em pesquisas moleculares e aplicações em diferentes áreas.

A Bioinformática apresenta diversas ferramentas desenvolvidas para a análise e manipulação destas informações genéticas, permitindo a realização de grandes avanços científicos.

Serão apresentados os fundamentos da bioinformática, abordando a utilização dos bancos de dados de sequências e os principais programas de manipulação e análise de sequências de DNA, incluindo os mecanismos de busca, edição e alinhamento, além das suas utilizações na análise de genômas e na metagenômica e as aplicações biotecnológicas.

O curso tem por objetivo complementar o aprendizado dos estudantes da área das ciências biológicas no tema e permitir a sua capacitação para a realização de pesquisas na área por meio da integração do conteúdo teórico e de atividades práticas.

CartazBioinformatica2015