Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Processo seletivo de estudantes 2015/2 do IFRS ocorre no domingo, 5 de julho
Início do conteúdo da página

Processo seletivo de estudantes 2015/2 do IFRS ocorre no domingo, 5 de julho

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2015, 05h21 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2015, 05h21 | Acessos: 961

Serão realizadas no domingo, 5 de julho de 2015, as provas do Processo Seletivo 2015/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em nove municípios do Rio Grande do Sul*. São 3.739 inscritos, concorrendo a 610 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Os exames serão compostos por questões objetivas e, para os cursos superiores há também uma prova de redação. O objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do ensino médio.

As provas para os cursos superiores terão duração de 4 horas e 30 minutos. Para os cursos técnicos subsequentes duração de 3 horas e 30 minutos. Ambas serão realizadas às 8 horas e 30 minutos, do dia 5 de julho, nos locais indicados na Listagem Geral dos Candidatos, divulgadas no Portal de Ingresso.

*As provas ocorrem nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio Grande e Viamão. A lista de endereços dos locais de prova está disponível no Portal de Ingresso, desde o dia 26 de junho.

Saiba mais

Cursos superiores

Haverá uma prova de redação e 45 questões objetivas sobre as matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens e códigos e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa e língua estrangeira - espanhol ou inglês (15 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

Sobre a redação: Será fornecido um texto motivador e será solicitado que o candidato escreva um texto argumentativo (dissertação) sobre o tema proposto. O candidato será avaliado conforme: domínio da norma culta da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. São critérios que zeram automaticamente a Redação: gênero textual diferente do solicitado; fugir do tema proposto; quantidade de linhas em desacordo com o determinado.

Cursos técnicos subsequentes

Os exames de seleção para ingresso nos cursos técnicos subsequentes são compostos de 40 questões objetivas, das matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (10 questões). Os conteúdos de cada matéria estão relacionados no Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso.

Orientações aos candidatos:

Chegue com 30 minutos de antecedência: não poderão realizar a prova os candidatos que se apresentarem na sala após o horário estabelecido.

Leve caneta esferográfica azul ou preta.

Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição. Os documentos deverão estar em perfeitas condições. Não são considerados válidos os documentos onde se lê “não-alfabetizado” nem os com fotografia desatualizada.

São aceitos: Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista;

Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação - somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97.

Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio de qualquer espécie, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen-drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

Saída da sala: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o seu início.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->