Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Economia Solidária movimentou o Câmpus Porto Alegre no dia 15 com palestras e feira de trocas

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2015, 15h06 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2015, 15h06 | Acessos: 801

Realizado na última segunda-feira, 15 de junho, o Dia da Economia Solidária no IFRS -Câmpus Porto Alegre ficou marcado por diversas atividades vinculadas ao tema.

Promovido pela Incubadora Tecno-Social do IFRS – Câmpus Porto Alegre, o evento de extensão teve entre as atividades programadas, a 3ª Feira de Trocas Solidárias, além de palestras, debates e painel com apresentações de modelos de incubadoras, que ocorreram nas dependências da sede Centro do Câmpus Porto Alegre.

Com o intuito de divulgar as ações da Incubadora do Câmpus Porto Alegre voltadas para a assessoria e acompanhamento de empreendimentos que se organizam na perspectiva da Economia Solidária, assim como proporcionar troca de saberes entre os demais câmpus do IFRS que se interessam pela temática, no auditório do andar Térreo, das 10h às 18h, ocorreram as palestras e debates do encontro das áreas de extensão e incubadoras do IFRS,

Já no Espaço Cultural (átrio – térreo) do Câmpus, um espaço para trocas de produtos, serviços e saberes, com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza: a 3ª Feira de Trocas Solidárias, que trouxe a oportunidade dos participantes vivenciarem uma experiência comercial que substitui as ideias de lucro, acumulação e competição pelas de solidariedade e cooperação.

Nos turnos da manhã e da noite, o público presente, entre comunidade interna e externa, circulou pela feira, que contou ainda com atividades culturais, incluindo apresentações do Conjunto de flautas doces e da Orquestra Infanto-Juvenil do Projeto Prelúdio.

Para as trocas, eram aceitos produtos em bom estado (ex: roupas, calçados, acessório, livros, cds, dvds, bijuterias, objetos de decoração, alimentos caseiros etc.), serviços (ex. manicure, corte de cabelo, passeio com animais etc.) e saberes (ex. aulas de violão, aulas de escalada, aula experimental de patinação, aula de brigadeiro, conversação em inglês etc.). A “negociação” era mediada por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira).

A Feira de Trocas Solidárias teve parceria com o Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL), com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e aconteceu paralelamente ao evento “Dia da Economia Solidária”, promovido pela Incubadora Tecno-Social do IFRS – Câmpus Porto Alegre.

A Feira é uma ação de extensão realizada em conjunto por professores, técnicos-administrativos e alunos do Câmpus. Coordenada pela professora Helen Scorsatto Ortiz, a equipe organizadora é formada por alunos dos cursos Técnico em Administração (turma ADM 2), Técnico em Biotecnologia (turma Biotec 3), Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do curso PROEJA Técnico em Administração (Turmas 2, 3 e 5) e servidores do câmpus.