Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Espaço Prelúdio tem audição, inauguração de laboratório e palestra com violonista italiano nos dias 6, 7 e 8/5

Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2015, 11h04 | Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2015, 11h04 | Acessos: 1206

O Espaço Prelúdio do IFRS - Câmpus Porto Alegre (R. Cel. Vicente, 284, Térreo) está com diversas atividades programadas e abertas à comunidade acadêmica ainda esta semana.

No dia 6 de maio, quarta-feira, às 19h, no Estúdio 1, ocorre a Audição de alunos de Instrumento Musical, do Curso Técnico em Instrumento Musical do câmpus.

Já na quinta-feira, 7 de maio, às 19h, no 2º andar, será realizada a inauguração do AudioLab. O AudioLab é um laboratório de tecnologias aplicadas à música, no qual os alunos e professores aprendem e realizam atividades de edição de partituras, gravações e manipulações de sons eletrônicos. Ele existe inicialmente como demanda da disciplina de Tecnologias Aplicadas à Música do Curso Técnico em Instrumento Musical, mas também é utilizado por alunos do Projeto Prelúdio, pelos professores do curso e para os trabalhos do Projeto Criação Musical Coletiva, um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Evandro Manara Miletto e cadastrado no CNPq.

O laboratório existe desde 2012, mas foi sendo equipado lentamente e gradativamente, graças ao esforço de diferentes pessoas e setores do Câmpus: a Direção Geral, diretoria de Desenvolvimento Institucional, a Área de Informática e projetos de fomento à pesquisa. Agora com uma infraestrutura básica completa, ele será inaugurado oficialmente.

Ainda no dia 7, às 20h50min, no Estúdio 1, haverá a palestra "Breve panorama sobre a luteria do violão italiano", com o violonista italiano Gianfranco Summa, estudante do Conservatório Estadual de Música Gesualdo da Venosa, em Potenza (Itália), que está fazendo uma residência artística no Brasil, patrocinada pelo governo italiano. Em Porto Alegre, ele está oferecendo atividades gratuitas no Instituto de Artes da UFRGS e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O violonista também palestra no Estúdio 1 do Espaço Prelúdio no dia 8, sexta-feira, às 19h, sobre o tema "O repertório italiano para violão do século XVIII até os dias atuais".