Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre realiza aula de abertura do curso de formação de professores "Música na Escola"

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 13h56 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 13h56 | Acessos: 996

Na noite da última sexta-feira, dia 24 de abril, foi realizada a aula de abertura da turma do pólo IFRS – Câmpus Porto Alegre do curso de formação “Música nas escolas do RS: um programa de formação continuada para professores das redes públicas”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e mais cinco instituições: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Feevale e Prefeitura Municipal de Gramado.

No auditório térreo do câmpus Porto Alegre, a aula inaugural contou com uma apresentação do Conjunto de Música Popular do Projeto Prelúdio, seguida pela mesa de abertura do evento, composta pelo Diretor-Geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Sangoi; o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Cláudio Farias; a professora do Instituto de Artes da UFRGS e coordenadora geral do curso, Jusamara Souza; o Pró-Reitor da UFRGS Ângelo Pereira da Silva; e ainda, como convidado, o secretário da educação de Canoas, Eliezer Pacheco.

Após as falas de boas-vindas dos componentes da mesa, dando continuidade às atividades da noite, a professora Josiane Ramos do Amaral, diretora de Ensino do câmpus Porto Alegre e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia, proferiu a palestra “A Formação de Professores e o Ensino de Música” . Em sua fala, ela mencionou as mudanças na legislação da educação brasileira, entre elas a lei que tornou obrigatória a inclusão do ensino de música nas escolas, e apresentou dados sobre a formação de professores na área para atender esta recente demanda.

Na sequência, foi a vez do professor Iuri Correa, coordenador do Projeto Prelúdio do IFRS – Câmpus Porto Alegre, iniciar uma discussão que teve como base a sua tese de doutorado, abordando a Música nas escolas do Rio Grande do Sul, e a importância do ensino de música na escola.

Sobre o curso “Música na Escola”

Com o objetivo de oferecer um programa de formação continuada para professores que promova a inserção da música nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, esta ação conjunta está ofertando 1.800 vagas para professores das redes públicas, distribuídas em cinco pólos no Estado (Porto Alegre e Região Metropolitana, Bagé/Alegrete Região da Campanha, Novo Hamburgo e Vale dos Sinos, Pelotas e Região Sul e Gramado e Região das Hortências/Serra/Paranhana).

Entre as metas da formação estão implementar estratégias para divulgar projetos musicais desenvolvidos durante a oferta do programa de formação continuada para impulsionar, acompanhar e avaliar boas práticas de música nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, além de mapear e divulgar ações de inserção da música já existentes nas escolas públicas municipais e estaduais do RS e constituir uma rede de conhecimento local em educação musical escolar no Brasil.

O público participante do curso inclui professores da educação infantil, séries iniciais e fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e, ainda, oficineiros, estudantes e outros interessados

Em Porto Alegre são oferecidas 400 vagas, distribuídas entre UFRGS (280 vagas) e IFRS (120 vagas). O curso tem uma carga horária de 240 horas, e ocorre na modalidade presencial.

Contatos para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .