Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > "BAHMNI - sistema hospitalar de código aberto focado em ambientes de baixa renda" é tema de palestra nesta terça

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 12h17 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 12h17 | Acessos: 969

A área acadêmica de Informática e Tecnologia da Informação do IFRS - Câmpus Porto Alegre promove nesta terça-feira, 28 de abril, às 20h, no auditório térreo do câmpus, a palestra "BAHMNI - um sistema hospitalar de código aberto focado em ambientes de baixa renda", com Émerson Hernadez, consultor da Thoughtworks Brasil. A atividade tem como objetivo a aproximação do Instituto com o mercado de trabalho e proporcionar aos estudantes dos cursos da área de informática, contato com profissionais e empresas de destaque.

Sobre o Bahmni

No interior da Índia, em uma das áreas mais pobres do país, foi fundada uma organização de trabalho voluntário comprometida com o desenvolvimento de um programa de saúde de baixo custo e eficaz, chamada JSS (www.jssbilaspur.org). A partir de múltiplos contatos, várias parecerias foram criadas. Uma delas foi com a ThoughtWorks, que ajudou a criar e implantar um sistema para ser usado em computadores e tablets pelos profissionais de saúde em contato direto com os pacientes em um pequeno vilarejo perto da cidade de Bilaspur.

A partir do feedback recebido pelo contínuo uso desse sistema, após alguns meses o que era apenas um projeto foi transformado em produto: Bahmni (www.bahmni.org). Atualmente o sistema é responsável por toda a parte de prontuário eletrônico de paciente, também possuindo funcionalidades de laboratório, assim como controle de estoque e cobrança. Esses múltiplos enfoques só são possíveis pelo fato do Bahmni ter sido criado usando outras três plataformas livres: OpenMRS, Odoo e OpenELIS.

A palestra desta noite vai apresentar como foi feita a parceria entre a TW e o JSS, como os resultados obtidos em ambiente de escassez de recurso foram fundamentais para criar o plano de expansão e como hoje múltiplos hospitais já estão funcionando com o Bahmni implantado e o todo o ecossistema continua crescendo, através de comunidades de software livre e possibilidades de empreendimento.