Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre integra Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Câmpus Porto Alegre integra Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 14h36 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 14h36 | Acessos: 1356

O Câmpus Porto Alegre do IFRS agora integra o Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre, rede permanente de trabalho conjunto com a prefeitura da capital para promover estudos e debates e buscar soluções para a cidade. O decreto municipal que institui o Fórum foi assinado pelo prefeito José Fortunati na última quarta-feira, 15 de abril. No evento, realizado no Salão Nobre do Paço dos Açorianos, 21 instituições interessadas em participar do colegiado, entre elas o IFRS, assinaram o termo de adesão. O diretor-geral do câmpus, Paulo Sangoi, esteve presente na ocasião para a assinatura do termo.

Com a publicação do decreto, todas as instituições de ensino superior de Porto Alegre que desejarem participar do Fórum poderão fazer a adesão. Fortunati destacou a importância dessa medida para qualificar políticas públicas e ações de governo, buscando um melhor atendimento à população. “É fundamental essa integração do saber com o fazer. As universidades têm um papel muito maior do que formar bons profissionais para o mercado de trabalho. Têm a responsabilidade de formar profissionais preparados para pensar e construir uma sociedade mais justa, cidades melhores, com qualidade de vida e serviços eficientes”, afirmou o prefeito. Ele disse ainda que pela primeira vez vê tantas instituições de ensino superior participarem juntas de um projeto, e que isso já é um indicativo da disposição para somar esforços na busca de soluções para os desafios enfrentados pelo poder público e pelas comunidades de Porto Alegre.

O Fórum das Instituições de Ensino Superior tem como objetivo promover estudos, debates e seminários na área de ciência, inovação e tecnologia e o desenvolvimento de ações, projetos e propostas para a consecução de políticas públicas nesta área. A secretária do Gabinete de Inovação e Tecnologia da prefeitura (Inovapoa), Maria Fernanda Bermudez, elogiou o empenho de servidores e instituições para concretizar a ideia. “O resultado deverá ser inúmeras ideias, incontáveis oportunidades que surgirão com esses debates, com essa troca. Porto Alegre deve ganhar destaque no ambiente acadêmico brasileiro e internacional a partir desse trabalho”, concluiu.

A primeira reunião oficial do colegiado ocorre no dia 23 de abril, tendo na pauta a discussão do planejamento anual das atividades do Fórum. A partir deste encontro, os membros terão 180 dias para a criação do seu regulamento interno.

Histórico – A criação do Fórum permanente e com todas as instituições de ensino superior, com sede na Capital, foi proposta pela prefeitura em 24 de novembro de 2014. A proposição começou a ser desenhada em agosto daquele ano, a partir de uma reunião com a presença de diversas instituições de ensino, parceiras do Inovapoa em projetos na área de qualificação, empreendedorismo e sustentabilidade, convidadas a debater a ideia. Pelo termo de adesão, serão representantes titulares do Fórum o reitor, o vice-reitor, pró-reitor, diretor-geral, o vice-diretor da instituição, sendo aceitos como representantes suplentes os substitutos que detenham cargo de direção.

Entidades que aderiram ao Fórum:

- Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing;

- Centro Educacional São Camilo;

- Centro Universitário Metodista IPA;

- Centro Universitário Ritter dos Reis;

- Factum Centro de Idéias em Educação S/S Ltda;

- Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – Fadergs;

- Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministerio Público – FMP;

- Faculdade de Tecnologia da Saúde – Fasaúde;

- Faculdade de Tecnologia Senai Porto Alegre;

- Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre;

- Faculdade Faccentro;

- Faculdade IDC;

- Faculdade Monteiro Lobato;

- Faculdade Senac Porto Alegre;

- Faculdades Integradas São Judas Tadeu;

- FTec;

- Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – Ibgen;

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS;

- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS;

- Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos;

- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs;

- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Ufcspa;

- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da PMPA)

forum_Inovapoa

Dirigentes das IES durante o ato de assinatura do termo de adesão, com o prefeito

(Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->