Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre firma convênios com novos parceiros para cooperação em pesquisa científica
Início do conteúdo da página

Câmpus Porto Alegre firma convênios com novos parceiros para cooperação em pesquisa científica

Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 12h22 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2015, 12h22 | Acessos: 1433

Visando ampliar parcerias para a execução de projetos de pesquisa que se encontram em fase inicial ou já em andamento na instituição, o Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está firmando convênios de cooperação técnica e científica com o clube Grêmio Náutico União (GNU), a empresa Zavatec Soluções em Tecnologia, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS) e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS.

As parcerias têm como objetivo promover um programa de cooperação e intercâmbio direcionados à implementação de ações de cooperação técnico-científica, para execução de atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, consultorias, análises e serviços tecnológicos.

A iniciativa inclui quatro projetos de pesquisa do câmpus em desenvolvimento nas áreas de Tecnologia da Informação e de Ciências Ambientais que a partir da assinatura dos convênios poderão usufruir da cooperação com estes novos parceiros. Confira quais são os projetos envolvidos:

Projeto ClouDIA (sigla de Cloud Data Integration and Analysis, que significa “Integração e Análise de dados em nuvem”): este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento da qualidade da água de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real através da internet. Para isso, foi construída uma rede de sensores capazes de obter e transmitir dados do ambiente de forma automática através de comunicação sem fios.

Os resultados incluem a criação e distribuição de um conjunto de dispositivos sem fios capazes de obter dados em tempo real e de forma automática para pesquisas, análises, disponibilização de informações e obtenção de resultados. Isto permitirá o uso da Internet para consultas remotas com finalidades didáticas (cursos de gestão ambiental, química e meio ambiente), pesquisas e informações de interesse da comunidade. O projeto conta com a parceria entre IFRS, Cegèp de Sherbrooke (Canadá) e Grêmio Náutico União e está sob coordenação do professor André Peres (IFRS/POA).

Projeto Criação Musical Coletiva na Web: este projeto visa produzir e publicar o ambiente CODES - criado para experimentação musical cooperativa na Web por leigos em música. Sendo um protótipo desenvolvido no contexto de uma tese em 2009, este sistema necessita de reformulação, migração para tecnologia web standard atual (baseada em HTML5 e JavaScript) para ser usado multiplataforma e proporcionar inclusão social através da experimentação musical. CODES tem potencial como rede social de criação musical coletiva, mas sobretudo pretende-se explorar aspectos educacionais para uso em aulas de artes e música.

O projeto é desenvolvido em conjunto com o Colégio de Aplicação da UFRGS, no contexto da disciplina de Música Ubíqua, que servirá como piloto para propostas de uso educacional. Espera-se portanto publicar um sistema de criação musical aberta, multipropósito com potencial para criação de comunidades virtuais criadora da sua própria cultura musical, uso em aulas de música, em centros de acesso público (telecentros), em escola públicas e para promover ações e competições em torno da experimentação musical. Está sob coordenação do professor Evandro Miletto (IFRS/POA) e tem o suporte da chamada MEC/Setec/CNPq nº 94/2013.

Projeto Objetos Reais de Aprendizagem: este projeto, visa produzir em cooperação com a empresa Zavatec Soluções em Tecnologia uma estrutura tecnológica capaz de fornecer um conjunto de ferramentas acadêmicas baseadas em objetos reais dotados de sensores, atuadores e interface de comunicação sem fios para experimentos educacionais utilizando impressoras 3D, hardware livre, software livre e sistemas computacionais. Os objetos serão criados a partir de filamentos de plástico reciclados através da utilização de uma recicladora específica para este fim. Sob coordenação do professor André Peres (IFRS/POA), também tem o suporte da chamada MEC/Setec/CNPq nº 94/2013.

Projeto Learning Analytics - Desenvolvimento de ferramenta para coleta, medição, análise e relatório de dados educacionais: este projeto propõe realizar pesquisa em uma área de conhecimento que começa a consolidar-se sob a denominação de Learning Analytics, comumente definida como a coleta, a medição, a análise e o relatório de dados educacionais gerados por sistemas automatizados de apoio à aprendizagem. O projeto foi selecionado no final de 2013 na chamada MEC/Setec/CNPq nº 94/2013 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica e faz parte de uma parceria com o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Levando-se em conta que (a) as instituições de ensino utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para apoiar suas atividades pedagógicas; (b) estes sistemas armazenam quantidade razoável de informação a respeito dos alunos; (c) o professor deve ser instrumentalizado com informações que lhe permitam proporcionar o crescimento do aluno; e (d) os dados brutos armazenados nos AVAs são de difícil análise por parte do docente; pretende-se identificar de que forma pode-se transformá-los em informações úteis ao processo ensino-aprendizagem. O projeto de pesquisa produzirá tecnologia que poderá ser utilizado em conjunto com ambientes virtuais de aprendizagem nas diversas instituições de ensino. Está coordenado pelo professor Marcelo Schmitt (IFRS/POA).

Primeiros convênios assinados

Na manhã de 19 de março, quinta-feira, foram assinados os convênios de cooperação científica entre o câmpus, o clube Grêmio Náutico União (GNU) e a empresa Zavatec Soluções em Tecnologia, para execução dos projetos "ClouDIA" e "Objetos Reais de Aprendizagem".

A reunião para assinatura dos termos de cooperação ocorreu no IFRS – Câmpus Porto Alegre com a presença do diretor-geral do câmpus, Paulo Sangoi, dos professores da área de Informática Evandro Miletto e André Peres, e da área de Ciências Ambientais Simone Kapusta e Telmo Ojeda; do presidente do GNU, Francisco Schmidt; do vice-presidente de administração do GNU, José Kleber Ziede; e do diretor de negócios da Zavatec, Claudimir Zavalik.

Durante o encontro, os professores falaram sobre a estrutura de funcionamento dos projetos em andamento, e o diretor Sangoi descreveu um pouco da instituição e o perfil do câmpus Porto Alegre, destacando o trabalho realizado na área de pesquisa e cursos oferecidos. Ao final da reunião, os representantes das instituições presentes procederam às assinaturas dos convênios, testemunhadas pelos demais participantes.

assinatura_cooperacao (37)  assinatura_cooperacao (13)  assinatura_cooperacao (29)

assinatura_cooperacao (32)  assinatura_cooperacao (31)  assinatura_cooperacao

Assinatura dos convênios com a Zavatec e o Grêmio Náutico União realizada no dia 19/03/15

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->