Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS é o primeiro entre os institutos federais do país no conceito de graduação
Início do conteúdo da página

IFRS é o primeiro entre os institutos federais do país no conceito de graduação

Publicado: Segunda, 05 de Janeiro de 2015, 06h51 | Última atualização em Segunda, 05 de Janeiro de 2015, 06h51 | Acessos: 1181

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi o melhor classificado, entre os 38 institutos federais do país, no conceito médio da graduação no ranking nacional do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O indicador foi divulgado no final de dezembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) e refere-se à avaliação do ano de 2013. Com conceito de graduação 3,3315, o IFRS aparece com a 21ª colocação neste quesito na lista nacional das 228 universidades (públicas e privadas) e institutos federais avaliados.

Quando englobados mestrados e doutorados, o IFRS fica na quarta posição entre os institutos federais e na 51ª entre as 228 instituições, pois ainda não oferecia cursos de pós-graduação stricto sensu no ano de 2013. Assim, a pontuação final de IGC contínuo foram os mesmos 3,3315 do conceito da graduação.

De acordo com o Inep, os indicadores de qualidade de 2013 comprovam que a educação superior avançou nos últimos anos. No IGC, a maioria (81,91%) obteve conceitos 3, 4 e 5, considerados satisfatórios. O IGC resulta da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mede o desempenho dos estudantes.

Lei a matéria e confira as tabelas do Inep

Mestrados

O IFRS teve dois cursos de mestrado profissional aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Pessoal de Nível Superior (Capes) no último bimestre de 2014. O mestrado em Informática na Educação será realizado no Câmpus Porto Alegre e a primeira seleção está prevista para o final do primeiro semestre deste ano. O curso possui as áreas de concentração: Tecnologias Educacionais e Educação na Sociedade em Rede; e as linhas de pesquisa: Tecnologia da Informação Aplicada à Educação e Práxis Educativa na Sociedade Digital.

O mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais terá aulas ofertadas conjuntamente em três câmpus: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. A área de concentração será Tecnologia e Engenharia de Materiais; e as linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Materiais de Engenharia e Tecnologia da Transformação de Materiais. A primeira seleção está prevista para o segundo semestre de 2015.

(Com informações do Depto de Comunicação do IFRS - Reitoria)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->