Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus obtém conceito máximo no Enade
Início do conteúdo da página

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do câmpus obtém conceito máximo no Enade

Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2014, 11h31 | Última atualização em Terça, 23 de Dezembro de 2014, 11h31 | Acessos: 989

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Porto Alegre do IFRS obteve conceito 5, o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013, e ficou em 4º lugar na classificação geral entre os 178 cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental avaliados em todo o país.

Além disso, o curso do câmpus ficou entre os dez cursos melhores posicionados no ranking da avaliação, dos 21 cursos de graduação de instituições gaúchas que tiveram nota máxima.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou no último dia 19 de dezembro os resultados do Enade 2013, bem como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior (IES) avaliadas. Em 2013, foram avaliados 4.529 cursos, em 1.025 IES.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes, dado em uma escala com notas de 1 a 5, e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

As áreas e eixos de conhecimento avaliadas foram saúde, ciências agrárias, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Em relação aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental que realizaram o exame em 2013, participaram 178 cursos de IES, sendo que 15 ficaram sem conceito, devido aos critérios de ter pelo menos dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes. Dos 163 cursos com conceitos, apenas nove cursos obtiveram conceito 5, entre estes o curso de Gestão Ambiental do Câmpus Porto Alegre.

Outros dois cursos superiores do IFRS que participaram do Enade 2013 foram Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Agronegócios, ambos do Câmpus Sertão, que ficaram com conceito 3.

Assim, o IFRS também figura entre as instituições gaúchas melhores posicionadas no Enade 2013, que tiveram conceitos entre 3 e 5.

As tabelas com os dados estão disponíveis para consulta no site do Inep (http://portal.inep.gov.br/).

Avaliado em 2012, o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Câmpus Porto Alegre também recebeu o conceito máximo no Enade.

Outros índices divulgados

CPC – Em 2013, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) apresentou desempenho satisfatório (3, 4 e 5) para 88,36% dos cursos avaliados. A maioria das notas 4 e 5 foram apresentadas por cursos de instituições públicas: 52,53% receberam conceito 4 e 4,44%, conceito 5. Nas privadas, o percentual de cursos com nota 4 foi de 28,07% e de 2% com conceito 5.

O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura da instituição e organização didático-pedagógica. O Enade, que compõe o CPC, contou em 2013 com 167.787 concluintes participantes.

IGC – No Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), a maioria (81,91%) obteve conceitos 3, 4 e 5, considerados satisfatórios.

O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O índice é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

O IGC 2013 foi calculado para 2.020 instituições, considerando as avaliações dos cursos de graduação feitas no triênio 2011-2012-2013 e as matrículas (matriculados e formados) obtidas nos Censos da Educação Superior de 2011, 2012 e 2013.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->