Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Servidores do IFRS podem responder pesquisa para avaliar a qualidade de vida no trabalho
Início do conteúdo da página

Servidores do IFRS podem responder pesquisa para avaliar a qualidade de vida no trabalho

Publicado: Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h56 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 12h56 | Acessos: 1008

Os servidores do IFRS estão convidados a dar a sua opinião sobre qualidade de vida no trabalho nos câmpus e na Reitoria, no período de 15 a 19 de dezembro de 2014. Promovido pela nova Seção de Atenção ao Servidor (SAtS), o diagnóstico visa levantar elementos que embasarão políticas e programas de qualidade de vida no trabalho dos servidores.

As questões estão divididas nos grupos "perfil sociodemográfico", "hábitos de saúde e história médica" e "situação e relações de trabalho". Não é preciso se identificar.

Confira abaixo a entrevista com o médico, Andrew Chaves da Silva, e a psicóloga, Ana Maria Jung de Andrade, do SAtS/IFRS.

Como foram elaboradas as questões? A partir da análise de diversos instrumentos (estudo, publicações, pesquisas) voltados para a área de qualidade de vida no trabalho e ergonomia. Elegemos as presentes conforme a necessidade atual de levantamento da realidade até então desconhecida.

O que o servidor deve considerar na hora de responder? O servidor, tendo consciência do caráter anônimo da pesquisa, deve considerar respondê-la baseado nas suas experiências e expectativas em relação ao seu próprio ambiente de trabalho, visando sempre melhorias a curto, médio e longo prazos para ele próprio e para a instituição como um todo, e ainda desconsiderando fatos ou ligações partidárias internas ou externas ao IFRS.

Os resultados serão divulgados? Como? Excetuando questões pessoais levantadas ao fim do questionário, todos os resultados serão divulgados de forma tabulada e associados a análises para cada item questionado, para cada Câmpus e para o IFRS como um todo. Exporemos, preferencialmente de forma eletrônica, e, na medida do possível, através de um artigo, o qual será publicado na revista do IFRS.

Existe uma meta de respostas por câmpus/reitoria (percentual dos servidores)? Por se tratar de um levantamento de dados, neste primeiro momento, não foi calculada nenhuma meta a ser atingida. No entanto, baseado na finalidade primária do diagnóstico, esperamos que todos o respondam de forma crítica e colaborativa, pois as respostas embasarão futuras ações de melhorias.

Após a pesquisa, qual será o próximo passo? Após a análise dos dados, poderemos elaborar e propor melhorias físicas e, principalmente, sociais nas relações de trabalho e suas repercussões no dia a dia dos servidores. os resultados desta pesquisa serão utilizados para nortear as ações de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho em 2015. A partir desta primeira experiência, também pretendemos criar um instrumento de monitoramento destas questões no IFRS.

Clique aqui e participe!

banner-qualidade

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->