Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre assina contrato e recebe doação oficial de sua sede

Câmpus Porto Alegre assina contrato e recebe doação oficial de sua sede

Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2014, 10h37 | Última atualização em Quarta, 26 de Novembro de 2014, 10h37 | Acessos: 1440

No dia 25 de novembro foi entregue ao Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a doação oficial do prédio de sua sede definitiva, localizada no Centro Histórico da capital gaúcha. O evento foi seguido do ato simbólico da cessão de nova sede para a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/RS). A atividade teve a participação de servidores da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/RS), do Câmpus Porto Alegre e da direção da Feneis/RS.

A abertura contou com a apresentação dos alunos do curso técnico em instrumento musical, Alexandre dos Santos e Marcus Torquato; e dos estudantes do Programa Prelúdio, Eduardo Guterrez e Tiago Marques. E com a presença da intérprete de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Vanize Flores.

A arquiteta Luiza Loder, representando a equipe da Coordenadoria de Projetos e Obras do Câmpus Porto Alegre, falou sobre a história do edifício onde hoje funciona o câmpus e sobre as reformas realizadas. “O prédio do arquiteto Arnaldo Gladosch foi finalizado em 1950, e construído para abrigar a primeira loja de departamentos de Porto Alegre, a magazine Mesbla”, disse Luiza. A reforma e revitalização do espaço do átrio, localizado no centro do prédio, representou um acréscimo de mais de 3.000m² de espaço cultural. “As paredes divisórias que ficavam no térreo foram retiradas e substituídas por vidros, possibilitando uma ampla visibilidade do espaço todo”, completou a arquiteta.

A reforma incluiu ainda a implantação da biblioteca Clóvis Vergara Marques, com mais de 340m² de área de exposição do acervo. Além de salas de leitura e de estudos individuais, e multimeios.

O diretor-geral do Câmpus Porto Alegre (IFRS), Paulo Roberto Sangoi falou sobre a criação dos institutos federais, sobre o início das atividades do câmpus e apresentou os números de alunos e servidores, o espaço físico, os cursos e os auxílios ofertados aos alunos no IFRS.

Sangoi contou que o antigo prédio do câmpus com 7.000m², na Av. Ramiro Barcelos, tinha capacidade para apenas 1.200 alunos, somando os três turnos. “A sede atual, com 34.000m², foi decisiva para que o câmpus pudesse atender os mais de 4.000 alunos matriculados. Sem a sede nova, não teríamos como ofertar o Pronatec, o Mulheres Mil, nem cursos superiores e mestrados”, salientou.

A superintendente do Patrimônio da União no Estado do Rio Grande do Sul (SPU/RS), Rose Carla Silva Correia, ao se dirigir ao diretor do Câmpus POA, disse que apesar do espaço físico ser o ponto de partida para qualquer empreendimento, nada acontece se uma administração não estiver interessada em mudar a vida das pessoas. E finalizou “A SPU/RS parabeniza a espetacular administração do Instituto e a esse maravilhoso corpo técnico e declara que muito nos honra ter trabalhado com vocês”.

Após as falas, o diretor-geral e a superintendente assinaram o contrato de doação do prédio ao Câmpus Porto Alegre. Sobre a cessão de nova sede para a Feneis/RS, Rose afirmou: “A gente (SPU/RS) só não está assinando hoje o contrato por razões técnicas de formatação do documento. Mas esperamos até o final do ano assinar a cessão do imóvel localizado na Tv. Eng. Acilino de Carvalho, no Centro”.

Ao final, o diretor de Desenvolvimento Institucional do Câmpus POA, Cláudio Farias conduziu os presentes para visitação das instalações de salas de aula, átrio, biblioteca, e do espaço ocupado pelo Programa Prelúdio. Durante um pequeno coquetel, foram distribuídos materiais informativos institucionais do IFRS.

Estiveram presentes: a chefe da Divisão de Destinação Patrimonial da SPU/RS, Andréa Andrades Marques Severo; o diretor executivo da Feneis/RS, Francisco Eduardo Coelho Rocha; a diretora administrativa da Feneis/RS, Adriana da Silva Thoma; o diretor financeiro da Feneis/RS, Carlos Roberto Martins; a diretora de Ensino do Câmpus POA, Josiane Amaral; o coordenador de Infraestrutura e transporte do Câmpus POA, José Renato Silveira Nogueira; e a coordenadora de Gestão do Programa Prelúdio do Câmpus POA, Marisa Dutra Paz.

História do edifício

O prédio histórico abrigou a antiga loja Mesbla, e mais recentemente foi sede da Ulbra Saúde. O edifício-garagem, onde funcionavam os estúdios de Rádio e TV da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o núcleo de Ensino à Distância (Ulbra EAD) também faz parte da sede da instituição federal.

A transferência da sede foi possível, pois a União suspendeu um leilão de bens da Ulbra e adjudicou o patrimônio da universidade como forma de pagamento dos débitos da mesma com o governo federal, no final de 2010.

Os bens, que estavam penhorados pela Justiça Federal de Canoas em razão da dívida bilionária da Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (Celsp), em vez de serem vendidos passaram para o Ministério da Educação, que por sua vez destinou os imóveis da capital para o IFRS.

[gallery ids="41577,41565,41555,41556,41557,41558,41559,41560,41561,41562,41566,41567,41568,41569,41570,41572,41573,41574,41575,41576,41571"]