Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus sedia competição de robótica e mostra de trabalhos dias 11 e 12/11

Câmpus sedia competição de robótica e mostra de trabalhos dias 11 e 12/11

Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2014, 14h12 | Última atualização em Terça, 11 de Novembro de 2014, 14h12 | Acessos: 1200

De 10 a 13 de novembro Porto Alegre será sede da 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), encontro que promove anualmente debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil. Pela primeira vez organizada em conjunto por três institutos federais: ??Farroupilha (IFFarroupilha)?, ??do Rio Grande do Sul (IFRS)? e? Sul-rio-grandense (IFSul), as atividades da Reditec 2014 ocorrerão no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael? e Espaço Cultural do IFRS - Câmpus Porto Alegre.

O Câmpus Porto Alegre sedia três eventos paralelos que integram a programação. Um deles é a "Rede de Expressão - Exposição de Ensino, Pesquisa e Extensão da Rede Federal", na qual estudantes irão divulgar a produção científica, tecnológica e de inovação das instituições federais de ensino gaúchas. A?? atividade ?ocorre no Espaço Cultural do Câmpus Porto Alegre, no dia 11, das 17h30 às 20h, e no dia 12, das 8h30min às 18h. No total serão 42 trabalhos, apresentados em duplas. O objetivo é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos.

Outra atração será a "III Cobre - Competição Brasileira de Robótica Educacional", fruto do projeto ROBOCETI (Robótica Como Instrumento de Capacitação dos Institutos Federais em Ciência, Educação, Tecnologia e Inovação), projeto desenvolvido pela UFRGS, IFSul, IFG, IFRS, IFF e IFBaiano, com apoio da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (SETEC/MEC), que tem como objetivo promover a pesquisa de robótica nos Institutos Federais através de núcleos de trabalhos espalhados geograficamente, porém, realizando atividades de forma integrada.

Além da Rede de Expressão e da III Cobre, a Reditec tem outra novidade em 2014: a Oficina de Inovação em Saúde. Parceria entre os institutos federais, o Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a atividade propõe juntar pessoas de diferentes áreas, que tragam visões e soluções, perguntas e respostas para a área da saúde. A oficina acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, também no Câmpus Porto Alegre.

Sobre a Reditec

O encontro é promovido há 38 anos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Trata-se de uma oportunidade para que os dirigentes das instituições federais de educação profissional e tecnológica reúnam-se para discutir as políticas e perspectivas das instituições, alinhar ações de gestão, consolidar os projetos institucionais e de governo e fomentar parcerias.

A edição deste ano reunirá cerca de ?700 reitores, pró-reitores, diretores das unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (?I?nstitutos ?F?ederais de ?E?ducação, Centros Federais de Educação, Universidade Tecnológica, Escolas Técnicas vinculadas e o Colégio Pedro II). Também participarão do evento palestrantes convidados, estudantes e autoridades municipais, estaduais e federais.

Saiba mais no site reditec.iffarroupilha.edu.br.

reditec_marca_1

logo_rede