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Extensão

  • Acontece nos dias 17 e 18 de outubro no IFRS - Campus Porto Alegre o evento Educação ambiental como tema transversal: Implementação de horta em pequenos espaços, mais uma ação vinculada ao projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais”, que está realizando nos meses de setembro a novembro de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre, eventos de extensão com variadas temáticas, organizados por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob orientação dos professores Helen Ortiz, Renata Silveira e Telmo Ojeda.

    As atividades são abertas ao público externo, gratuitas e geram certificados aos participantes.

    Confira a programação:

    Evento: Educação ambiental como tema transversal: Implementação de horta em pequenos espaços

    Data e horário de realização: 17/10, quarta-feira, às 19h

                                                        18/10*, quinta-feira, às 08h30

    Local: Auditório Rui Manuel Cruse - IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico)

    *Haverá ainda uma programação fechada na quinta à tarde,18/10, das 14h às 17h, apenas para as crianças da Escola Municiapal de Educação Infantil (EMEI) Pica-Pau Amarelo, parceira no projeto: visitação e apresentação do jardim sensorial do IFRS aos alunos, apresentação da mostra fotográfica do projeto realizado na escola e com seus trabalhos expostos, lanche coletivo e brincadeiras.

    Mais informações e inscrições pelo e-mail projetointegrador.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas são limitadas!

     

    Leia também:

    Evento "Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre" acontece dias 03 e 05/10

    NEABI e "Projeto Integrador: saberes socioambientais" promovem evento "Vez e voz para os quilombos" de 26 a 28/9

     

  • BOTA PRA FAZER 2016
    • Edital PROEX/IFRS nº 17/2016 – Seleção de tutores para atuarem no curso Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto
    • Edital PROEX/IFRS nº 26/2016 – Resultado quanto à homologação das inscrições submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 17/2016 – Seleção de tutores para atuarem no curso Bota pra Fazer – crie seu negócio de alto impacto

    BOTA PRA FAZER 2015 

    • Edital PROEX/IFRS nº 021/2015 – Seleção de tutores para atuarem no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 025/2015 – Resultado quanto à homologação das inscrições submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 021/2015 – Seleção de tutores para atuarem no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 027/2015 – Resultado quanto à seleção de servidores inscritos no Edital PROEX/IFRS nº 021/2015 – Seleção de tutores para atuarem no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 028/2015 – Seleção de estudantes para participação no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 033/2015 – Resultado quanto à seleção de estudantes inscritos no Edital PROEX/IFRS nº 028/2015 – Seleção de estudantes para participação no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
  • A submissão de projetos de pesquisa às instâncias de avaliação ética é um dos requisitos para as pesquisas que envolvem seres humanos. Nas instituições de ensino, especialmente nos cursos de pós-graduação, essa exigência tem trazido, em muitos casos, dificuldades para os discentes, que desconhecem os requisitos e os procedimentos para tal. Dessa forma, a proposta do curso é mediar essa relação entre o pesquisador e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), auxiliando nos aspectos éticos requeridos, tanto na elaboração do projeto quanto na submissão ao sistema CEP/CONEP.

    O evento destina-se a alunos de pós-graduação do IFRS, de outros Institutos Federais da região, além de alunos de graduação do IFRS. Estará aberto também para quaisquer outros pesquisadores interessados.

     

    Estrutura: 

    O curso contará com dois encontros presenciais, com o objetivo de apresentar e orientar os participantes sobre os procedimentos de elaboração e submissão de pesquisas com seres humanos a um Comitê de Ética em Pesquisa. 

    As atividades serão realizadas na forma de apresentação dialogada, com oportunidade para questionamentos, e uma parte prática, onde os participantes se familiarizam com o ambiente da Plataforma Brasil, com orientações para a submissão do seu projeto de pesquisa. 

     

    Cronograma e locais de realização:

    28/10/2019 (segunda-feira): 

    das 13h30min às 15h20min: Sala 211

    das 15h20min às 17h50min: Lab 213 (aula prática)

     

    29/10/2019 (terça-feira): 

    das 13h30min às 15h20min: Sala 211

    das 15h20min às 17h50min: Lab 204 (aula prática)

     

    Conteúdo programático:

    - Ética em pesquisa com seres humanos no Brasil;

    - Requisitos e funcionamento do Sistema CEP/CONEP;

    - Procedimentos para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS;

    - Utilização da Plataforma Brasil para submissão de projetos;

    - Principais pendências: Consentimento, Riscos e Benefícios, Cronograma, Orçamento, etc.;

     

    Ministrantes: 

    Biól. Maria Mercedes Bendati e Dra. Andréia Zucolotto. 

     

    Inscrições: a partir de 04/10/2019 pelo link:https://forms.gle/Ct45A1NmsyJGvQpz8



    As vagas são limitadas à lotação das salas. Seguiremos a ordem de inscrição.

  • A submissão de projetos de pesquisa às instâncias de avaliação ética é um dos requisitos para as pesquisas que envolvem seres humanos. Nas instituições de ensino, especialmente nos cursos de pós-graduação, essa exigência tem trazido, em muitos casos, dificuldades para os discentes, que desconhecem os requisitos e os procedimentos para tal. Dessa forma, a proposta do curso é mediar essa relação entre o pesquisador e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), auxiliando nos aspectos éticos requeridos, tanto na elaboração do projeto quanto na submissão ao sistema CEP/CONEP.

    O evento destina-se a alunos de pós-graduação do IFRS, de outros Institutos Federais da região, além de alunos de graduação do IFRS. Estará aberto também para quaisquer outros pesquisadores interessados.

    Estrutura: 

    O curso contará com dois encontros presenciais, com o objetivo de apresentar e orientar os participantes sobre os procedimentos de elaboração e submissão de pesquisas com seres humanos a um Comitê de Ética em Pesquisa. 

    As atividades serão realizadas na forma de apresentação dialogada, com oportunidade para questionamentos, e uma parte prática, onde os participantes se familiarizam com o ambiente da Plataforma Brasil, com orientações para a submissão do seu projeto de pesquisa. 

    Cronograma e locais de realização:

    28/10/2019 (segunda-feira): 

    das 13h30min às 15h20min: Sala 211

    das 15h20min às 17h50min: Lab 213 (aula prática)

     

    29/10/2019 (terça-feira): 

    das 13h30min às 15h20min: Sala 211

    das 15h20min às 17h50min: Lab 204 (aula prática)

     

    Conteúdo programático:

    - Ética em pesquisa com seres humanos no Brasil;

    - Requisitos e funcionamento do Sistema CEP/CONEP;

    - Procedimentos para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS;

    - Utilização da Plataforma Brasil para submissão de projetos;

    - Principais pendências: Consentimento, Riscos e Benefícios, Cronograma, Orçamento, etc.;

     

    Ministrantes: Bióloga Maria Mercedes Bendati e Dra. Andréia Zucolotto. 

     

    Inscrições: a partir de 04/10/2019 pelo link:https://forms.gle/Ct45A1NmsyJGvQpz8

    As vagas são limitadas à lotação das salas. Será seguida a ordem de inscrição.

  • De 23/09 a 27/9 de 2019 estão abertas as inscrições para o curso de Extensão gratuito Utilização da HP12C em Matemática Financeira.

    O curso é uma proposta de formação no que se refere ao uso da calculadora HP12c a fim de conhecer suas principais funções aplicáveis a cálculos financeiros.

    No curso serão abordadas as funções porcentagem, juros compostos, séries de pagamentos uniformes e não uniformes, fluxo de caixa, taxa interna de retorno e sistemas de amortização.

    Serão oferecidas 20 vagas, sendo 10 para alunos dos cursos técnicos e superiores do IFRS - Campus Porto Alegre e 10 vagas para o público externo ao campus.

    A carga horária total é de 8 horas, distribuídas em dois encontros de 4h cada um, das 14h30min às 18h30min, nas segundas-feiras, dias 30/09 e 07/10.

    As aulas ocorrerão no Campus Porto Alegre, na sala 213.

    Inscrições:

    Pré-requisito para inscrição: ter algum conhecimento de Matemática Financeira.

    As inscrições devem ser feitas por e-mail para a professora Liliane Dufau da Silva: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., apresentando na mensagem os seguintes dados de identificação e contato:

    Nome:

    CPF:

    Telefone(s):

    Email:

    Você realiza algum curso no IFRS – Campus Porto Alegre?

    (  ) Não

    (  ) Sim. Qual seu curso?

    Caso o número de inscritos supere o número de vagas, será considerada a ordem de recebimento da solicitação de inscrição.

  • A Diretoria de Extensão (DEXT) do IFRS - Campus Porto Alegre informa que estão publicados os seguintes editais de Extensão para o ano de 2019:

    • Registro de Ações de Extensão - Fluxo contínuo 2019;
    • PAIEX - Programa de Apoio Institucional à Extensão;
    • PIBEX - programa Institucional de Bolsas de Extensão.
     
    Solicita-se atenção na leitura dos editais, visto que houve algumas alterações, entre elas, a elaboração e submissão das propostas (item 4, editais 80 e 81): as mesmas não deverão ser entregues impressas e sim, a partir do e-mail institucional, seguindo as orientações dos editais. 
     
    Os editais estão publicados na aba Extensão da página do campus, categoria Editais.

     

     

     

  • Resultado da seleção por teste de conhecimentos e habilidades musicais foi divulgado na sexta-feira, 22/03, conforme o novo cronograma do edital; confira nos arquivos publicados no final da página


    O Campus Porto Alegre do IFRS publicou no dia 14 de janeiro de 2019 o Edital nº 03/2019, de abertura de vagas e seleção de alunos para os cursos de extensão em música e grupos musicais 2019 do programa de extensão Projeto Prelúdio.

    Os Cursos oferecidos são: Iniciação Musical e Instrumento Musical (Flauta Doce, Flauta Transversa, Teclado e Violão - todos para cadastro reserva).

    Os Grupos Musicais oferecidos são: Coro Infantil, Coro Juvenil, Orquestra Infantil, Orquestra Infanto-juvenil, Bandas no Prelúdio, Banda das Gurias, Conjunto de Flautas Doces, Conjunto de Violões e Vozes do Instituto

    A primeira etapa de inscrições vai de 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019, conforme horários informados no item 7 do referido edital. 

    Confira todas as informações no edital e demais documentos disponíveis nos links abaixo.

     

     

  • O Campus Porto Alegre do IFRS publicou no dia 28 de janeiro o Edital nº 03/2020, de abertura de vagas e seleção de alunos para os cursos de extensão em música e grupos musicais 2020 do programa de extensão Projeto Prelúdio.

    Os Cursos oferecidos são: Iniciação Musical e Instrumento Musical (Flauta Doce, Flauta Transversa e Violão).

    Os Grupos Musicais oferecidos são: Coro Infantil, Coro Juvenil, Orquestra Infantil, Orquestra Juvenil, Bandas no Prelúdio, Banda das Gurias, Conjunto de Flautas Doces, Conjunto de Violões e Vozes do Instituto.

    A primeira etapa de inscrições vai de 10 a 28 de fevereiro de 2020 (prorrogada), conforme horários informados no item 7 do referido edital. 

    Confira todas as informações no edital e demais documentos disponíveis nos links abaixo.

     

     

  • Foi lançado no dia 18/12/2019, o Edital Complementar nº 58/2019 - Edital Complementar de Bolsas de Extensão e Auxílio de Apoio Institucional à Extensão, destinado aos programas e projetos de Extensão do Campus Porto Alegre do IFRS. Esse edital é vinculado ao Edital IFRS nº 67/2019 - Auxílio Institucional às Ações de Extensão 2020.

    O período para submissão e envio da documentação prevista no item 4.7 do Edital IFRS nº 67/2019 - Auxílio Institucional às Ações de Extensão 2020 vai de 18/12/2019 a 05/03/2020.

    A vigência das bolsas será de 01/05/2020 a 30/11/2020. O valor mensal previsto para as bolsas é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para 16 horas semanais, R$ 300,00 (trezentos reais) para 12 horas semanais, R$ 200,00 (duzentos reais) para 8 horas semanais e de R$ 100,00 (cem reais) para 4 (quatro) horas semanais. Está previsto o valor de R$ 33.667,00 destinado às bolsas de extensão.

    Mais informações no Edital e documentos publicados abaixo:

  • Será realizado dia 22 de outubro, às 13h30, no auditório Rui Cruse do IFRS - Campus Porto Alegre, o evento "Encontro de Boas Práticas Lixo Zero Porto Alegre", integrante da Semana Lixo Zero. 

    O evento Lixo Zero faz parte de uma mobilização nacional de conscientização sócio-ambiental. Por meio da conexão existente entre a startup Trashin, incubada no Programa Estação de Lançamento do IFRS - Campus Porto Alegre, e a Apoena Socioambiental, embaixadora do Instituto Lixo Zero, o IFRS apoiará a organização do referido evento por haver conexão direta com as atividades da Trashin.

    O evento proporcionará diversas oportunidades de networking entre os painelistas e convidados, uma vez que os temas abordados são objetos de estudo nos cursos de Gestão Ambiental do Instituto.

     

  • Acontece nos dias 03 e 05 de outubro no IFRS - Campus Porto Alegre o evento Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre, mais uma ação vinculada ao projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais”, que realizará nos meses de setembro a novembro de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre, eventos de extensão com variadas temáticas, organizados por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob orientação dos professores Helen Ortiz, Renata Silveira e Telmo Ojeda.

    As atividades são abertas ao público externo, gratuitas e geram certificados aos participantes.

    Confira a programação:

    Evento: Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre.

    Data de realização: 03 e 05/10 (os participantes poderão escolher um dos dias, pois a atividade será a mesma nos dois dias)

    Horário: 13h30 

    Local: IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico)

               03/10 na sala 803 (Torre Sul) e visita à Praça Argentina

               05/10 no Auditório Rui Manuel Cruse e visita à Praça Argentina
     
    Mais informações e inscrições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas são limitadas!
     

     

    Leia também:

    NEABI e "Projeto Integrador: saberes socioambientais" promovem evento "Vez e voz para os quilombos" de 26 a 28/9

     

  • Todas as ações de extensão (programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços) devem ser devidamente cadastradas seguindo as orientações do Edital da PROEXT – Fluxo contínuo do ano de referência.

    Cadastramento de Propostas de Ações de Extensão

     

  • Estão abertas de 12 a 16 de dezembro as inscrições para o curso de extensão gratuito Técnicas Básicas de Encadernação, no IFRS – Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, 281).

    A carga horária total do curso é de 08h. As atividades ocorrerão no laboratório do Curso Técnico em Biblioteconomia, localizado no 6º andar, sala 603 (torre Norte).

    O minicurso será realizado no dia 19 de dezembro de 2018, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h. São oferecidas 20 vagas para a comunidade externa.

    Os interessados em participar, deverão preencher o formulário de inscrição no link: https://goo.gl/forms/KrQSfD4mFNObMtzz2

    A seleção dos inscritos será por sorteio público, a ser realizado no dia 17 de dezembro de 2018, às 15h, na sala 602 do IFRS.

    Os contemplados serão comunicados por e-mail.

    Mais informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • O NEPEGS/POA juntamente com o  Programa de Extensão Coletivo de Educação Popular TRANSENEM, convida toda a comunidade acadêmica LGBT+ do Instituto Federal do RS, Campus Porto Alegre, para o SEMINÁRIO de SEGURANÇA E DEFESA PESSOAL T

    O seminário ocorrerá no dia 16/10/19, as 19h, no Auditório Rui Manuel Cruse.

  • Elaboração dos relatórios

    Coordenador da ação

    • O relatório parcial deve ser preenchido em casos específicos, como para a prorrogação da ação, no SIGProj.
    • O relatório final deve ser preenchido para todas as modalidades, no SIGProj.
    • Para emissão dos certificados é necessário atender o disposto na Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 01/2017, especialmente no que se refere ao modelo da planilha para emissão de certificado, que consta como Anexo I da referida Instrução Normativa. Recomenda-se fortemente o uso do formato Microsoft Office EXCEL (xls).

      Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 01, de 10 de maio de 2017

    Bolsista de extensão

    • O relatório parcial deve ser preenchido para os casos de bolsas de extensão, de acordo com o Anexo VII (Relatório Parcial de bolsista de extensão) da IN PROEX/IFRS nº 04/2013.
    • O relatório final deve ser preenchido para os casos de bolsas de extensão, de acordo com o Anexo VIII (Relatório Final de bolsista de extensão) da IN PROEX/IFRS nº 04/2013.

    Prazos

    Coordenador da ação

    • Deverá elaborar o relatório final, no máximo, em 10 (dez) dias úteis após o término da mesma, submetendo-o através do módulo SIGProj.
    • O relatório parcial das atividades deve ser apresentado à Diretoria de Extensão, conforme casos específicos.

    Bolsista de extensão

    • Elaborar relatório parcial, até metade da duração da bolsa.
    • Elaborar relatório final, em até 10 (dez) dias após o encerramento da bolsa.

    Protocolo do relatório

    A via impressa e assinada deve SEMPRE ser entregue na Diretoria de Extensão.

     

    FONTES:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 04/2013,
    Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013,
    Edital PROEX/IFRS nº 277/2013 – Fluxo contínuo 2014,
    Edital PROEX/IFRS nº 278/2013 – Bolsas de Extensão 2014.

  • Art. 19 A coordenação da ação de extensão deverá ser alterada, na proposta cadastrada no módulo SiEX/SIGProj, quando o coordenador:

    I - for removido, redistribuído ou transferido do câmpus/instituição, ou;

    II - estiver afastado da instituição por período superior ao término da ação de extensão.

    §1° Para os casos previstos nos incisos I e II deste artigo, o coordenador da ação deverá encaminhar a solicitação, através de memorando, ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente.

    §2° Caberá à CGAE, da unidade administrativa de origem da ação, a análise e a emissão de parecer.

    §3° Às solicitações deferidas, caberá ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, na condição de presidente da CGAE, informar a PROEX, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que providencie os trâmites necessários para alteração do coordenador da ação.

    §4° A função de coordenador da ação deverá ser, obrigatoriamente, atribuída a outro servidor do IFRS que integra a equipe de execução.

    §5° Para os afastamentos cujo período seja inferior ao término da ação, caberá ao coordenador da mesma informar ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, o nome do servidor do IFRS, integrante da equipe de execução, que será o responsável pela coordenação da ação de extensão.

    §6° Em não havendo possibilidade da substituição do coordenador da ação de extensão, para os casos previstos nos incisos I e II, ou do disposto no §5° deste artigo, caberá ao coordenador da mesma elaborar o relatório final da ação e submeter à CGAE para análise.

    §7° O coordenador da ação de extensão que não realizar o procedimento de substituição, para os casos previstos nos incisos I e II, ou o disposto no §5° deste artigo, terá a(s) sua(s) ação(ões) de extensão cancelada(s).

    FONTE:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013.

  • Art. 18 A inclusão de novos membros, na equipe de execução da ação de extensão, poderá ser realizada previamente ao término da mesma.

    §1° Para os fins do disposto neste artigo, caberá ao coordenador da respectiva ação formalizar a solicitação, através de e-mail ou memorando, ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente.

    §2° Para as inclusões autorizadas, o Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, deverá solicitar à PROEX, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a liberação para edição com o status “A reformular na Unidade Geral”.

    §3° Caberá ao coordenador da ação incluir os novos membros na equipe de execução, conforme deferimento emitido pela CGAE, num período máximo de 10 dias após a liberação da proposta para edição, e resubmeter a proposta através do módulo SiEX/SIGProj.

    §4° A versão impressa da ação de extensão deverá ser assinada, pelo respectivo coordenador da ação, e entregue na Direção/Coordenação de Extensão da unidade administrativa de origem da proposta.

    §5° Caberá ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, na condição de presidente da CGAE, emitir parecer e atribuir status à ação de extensão conforme o disposto nas alíneas “a” e “b” do Art. 11.

     

    FONTE:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013

  • Elaboração das propostas

    Diretamente no Módulo SiEX do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), do Ministério da Educação.

    Responsável pelo cadastro no SiEX/SIGProj

    Coordenador de cada proposta

    Classificação das ações de extensão 

    Classificação Definições Observações
    Programa Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino.
    Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
     
    Projeto Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode ser:
    • Vinculado a um programa (forma preferencial – o projeto faz parte de uma nucleação de ações);
    • Não-vinculado a programa (projeto isolado).
    Curso Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. • Ações dessa natureza com menos de 8 horas devem ser classificadas como “evento”.
    • Prestação de serviço realizada como curso deverá ser registrada como curso.
    Evento Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. **Classificação (tipos) de eventos e definições

    **Classificação (tipos) de eventos e definições

    Classificação Definições
    Congresso Evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla.
    Observação: realizado como um conjunto de atividades, como mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops; os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas devem, também, ser registradas e certificadas como curso. Incluem-se nessa classificação eventos de grande porte, como conferência nacional de…, reunião anual de…, etc.
    Seminário Evento científico de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (horas a 1 ou 2 dias), quanto de número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação eventos de médio porte, como encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião, mesa-redonda, etc.
    Ciclo de debates Encontros sequenciais que visam a discussão de um tema específico. Inclui: Ciclo de…, Circuito…, Semana de…
    Exposição Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc. Em geral é utilizada para promoção e venda de produtos e serviços. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento.
    Espetáculo Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical.
    Evento esportivo Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.
    Festival Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas.
    Outros Ação pontual de mobilização que visa a um objetivo definido. Inclui campanha.

    Quem pode propor ações de extensão

    Todos os servidores que fazem parte do quadro efetivo do IFRS; 

    Docente substituto, desde que a data prevista para o término da execução das ações, incluindo-se a apresentação do relatório final, seja de 30 (trinta) dias anterior à data do término de seu contrato com o IFRS.

    Condições para proposição de ações de extensão

    Não possuir quaisquer pendências com relatórios finais de ações;

    Prazo para encaminhamento de propostas

    As propostas devem ser enviadas com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência de sua execução.

    Protocolo da proposta

    A via impressa e assinada deve SEMPRE ser entregue na Diretoria de Extensão.

     

    FONTE:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013.
  • O Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRS (PAIEX) tem a finalidade de fomentar os programas e projetos de extensão no âmbito das comunidades de abrangência da Instituição, em consonância com a Política de Incentivo ao Desenvolvimento da Extensão no IFRS (PIDE). 

    PAIEX - 2018

    Edital IFRS nº 75/2017- Auxílio institucional à  extensão - 2018

    • Anexo I - Formulário de solicitação de auxílio institucional à extensão e plano de aplicação de recursos
    • Anexo II- Declaração de adimplência
    • Anexo III- Declaração de não estar usufruindo de afastamento ou licença
    • Anexo IV - Formulário para homologação de propostas
    • Anexo V - Critérios para avaliação de propostas

    Edital IFRS nº 76/2017 - Auxílio institucional a extensão - 2018 - Ações afirmativas

    • Anexo I - Formulário de solicitação de auxílio institucional à extensão e plano de aplicação de recursos
    • Anexo II - Declaração de adimplência
    • Anexo III - Declaração de não estar usufruindo de afastamento ou licença
    • Anexo IV- Formulário para homologação de propostas
    • Anexo V - Critérios para avaliação de propostas

    PAIEX - 2017

    Edital PROEX/IFRS nº 043/2016 - Auxílio Institucional à Extensão 2017

    PAIEX - 2016

    Resolução nº 021, de 03 de março de 2015 – Aprova o Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIEX) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

    Edital PROEX/IFRS nº 055/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016

    Retificação ao Edital PROEX/IFRS nº 55/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016

    • Anexo I - Formulário de solicitação de auxílio institucional à Extensão e Plano de Aplicação de Recursos
    • Anexo II - Declaração de Adimplência
    • Anexo III - Declaração de não estar usufruindo de afastamento ou licença
    • Anexo IV - Formulário para homologação de propostas
    • Anexo V - Critérios para avaliação de propostas

    Resultado da classificação - propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 55/2015

    Edital PROEX/IFRS nº 003/2016 - Resultado quanto à homologação das propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 055/2015 – Auxílio Institucional à Extensão 2016

    Edital PROEX/IFRS nº 005/2016 - Resultado quanto à homologação das propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 055/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016 após recurso

    Edital PROEX/IFRS nº 09/2016 - Resultado quanto à classificação das propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 55/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016 após recurso

     

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