Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Extensão

  • 1

    Acontece nos dias 17 e 18 de outubro no IFRS - Campus Porto Alegre o evento Educação ambiental como tema transversal: Implementação de horta em pequenos espaços, mais uma ação vinculada ao projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais”, que está realizando nos meses de setembro a novembro de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre, eventos de extensão com variadas temáticas, organizados por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob orientação dos professores Helen Ortiz, Renata Silveira e Telmo Ojeda.

    As atividades são abertas ao público externo, gratuitas e geram certificados aos participantes.

    Confira a programação:

    Evento: Educação ambiental como tema transversal: Implementação de horta em pequenos espaços

    Data e horário de realização: 17/10, quarta-feira, às 19h

                                                        18/10*, quinta-feira, às 08h30

    Local: Auditório Rui Manuel Cruse - IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico)

    *Haverá ainda uma programação fechada na quinta à tarde,18/10, das 14h às 17h, apenas para as crianças da Escola Municiapal de Educação Infantil (EMEI) Pica-Pau Amarelo, parceira no projeto: visitação e apresentação do jardim sensorial do IFRS aos alunos, apresentação da mostra fotográfica do projeto realizado na escola e com seus trabalhos expostos, lanche coletivo e brincadeiras.

    Mais informações e inscrições pelo e-mail projetointegrador.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas são limitadas!

     

    Leia também:

    Evento "Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre" acontece dias 03 e 05/10

    NEABI e "Projeto Integrador: saberes socioambientais" promovem evento "Vez e voz para os quilombos" de 26 a 28/9

     

  • 1
  • 1
    BOTA PRA FAZER 2016
    • Edital PROEX/IFRS nº 17/2016 – Seleção de tutores para atuarem no curso Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto
    • Edital PROEX/IFRS nº 26/2016 – Resultado quanto à homologação das inscrições submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 17/2016 – Seleção de tutores para atuarem no curso Bota pra Fazer – crie seu negócio de alto impacto

    BOTA PRA FAZER 2015 

    • Edital PROEX/IFRS nº 021/2015 – Seleção de tutores para atuarem no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 025/2015 – Resultado quanto à homologação das inscrições submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 021/2015 – Seleção de tutores para atuarem no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 027/2015 – Resultado quanto à seleção de servidores inscritos no Edital PROEX/IFRS nº 021/2015 – Seleção de tutores para atuarem no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 028/2015 – Seleção de estudantes para participação no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
    • Edital PROEX/IFRS nº 033/2015 – Resultado quanto à seleção de estudantes inscritos no Edital PROEX/IFRS nº 028/2015 – Seleção de estudantes para participação no curso “Bota pra fazer – crie seu negócio de alto impacto”
  • 1

    A Diretoria de Extensão (DEXT) do IFRS - Campus Porto Alegre informa que estão publicados os seguintes editais de Extensão para o ano de 2019:

    • Registro de Ações de Extensão - Fluxo contínuo 2019;
    • PAIEX - Programa de Apoio Institucional à Extensão;
    • PIBEX - programa Institucional de Bolsas de Extensão.
     
    Solicita-se atenção na leitura dos editais, visto que houve algumas alterações, entre elas, a elaboração e submissão das propostas (item 4, editais 80 e 81): as mesmas não deverão ser entregues impressas e sim, a partir do e-mail institucional, seguindo as orientações dos editais. 
     
    Os editais estão publicados na aba Extensão da página do campus, categoria Editais.

     

     

     

  • 1

    Resultado da seleção por teste de conhecimentos e habilidades musicais foi divulgado na sexta-feira, 22/03, conforme o novo cronograma do edital; confira nos arquivos publicados no final da página


    O Campus Porto Alegre do IFRS publicou no dia 14 de janeiro de 2019 o Edital nº 03/2019, de abertura de vagas e seleção de alunos para os cursos de extensão em música e grupos musicais 2019 do programa de extensão Projeto Prelúdio.

    Os Cursos oferecidos são: Iniciação Musical e Instrumento Musical (Flauta Doce, Flauta Transversa, Teclado e Violão - todos para cadastro reserva).

    Os Grupos Musicais oferecidos são: Coro Infantil, Coro Juvenil, Orquestra Infantil, Orquestra Infanto-juvenil, Bandas no Prelúdio, Banda das Gurias, Conjunto de Flautas Doces, Conjunto de Violões e Vozes do Instituto

    A primeira etapa de inscrições vai de 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019, conforme horários informados no item 7 do referido edital. 

    Confira todas as informações no edital e demais documentos disponíveis nos links abaixo.

     

     

  • 1

    Acontece nos dias 03 e 05 de outubro no IFRS - Campus Porto Alegre o evento Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre, mais uma ação vinculada ao projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais”, que realizará nos meses de setembro a novembro de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre, eventos de extensão com variadas temáticas, organizados por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob orientação dos professores Helen Ortiz, Renata Silveira e Telmo Ojeda.

    As atividades são abertas ao público externo, gratuitas e geram certificados aos participantes.

    Confira a programação:

    Evento: Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre.

    Data de realização: 03 e 05/10 (os participantes poderão escolher um dos dias, pois a atividade será a mesma nos dois dias)

    Horário: 13h30 

    Local: IFRS - Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico)

               03/10 na sala 803 (Torre Sul) e visita à Praça Argentina

               05/10 no Auditório Rui Manuel Cruse e visita à Praça Argentina
     
    Mais informações e inscrições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas são limitadas!
     

     

    Leia também:

    NEABI e "Projeto Integrador: saberes socioambientais" promovem evento "Vez e voz para os quilombos" de 26 a 28/9

     

  • 1

    Todas as ações de extensão (programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços) devem ser devidamente cadastradas seguindo as orientações do Edital da PROEXT – Fluxo contínuo do ano de referência.

    Cadastramento de Propostas de Ações de Extensão

     

  • 1

    Estão abertas de 12 a 16 de dezembro as inscrições para o curso de extensão gratuito Técnicas Básicas de Encadernação, no IFRS – Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, 281).

    A carga horária total do curso é de 08h. As atividades ocorrerão no laboratório do Curso Técnico em Biblioteconomia, localizado no 6º andar, sala 603 (torre Norte).

    O minicurso será realizado no dia 19 de dezembro de 2018, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h. São oferecidas 20 vagas para a comunidade externa.

    Os interessados em participar, deverão preencher o formulário de inscrição no link: https://goo.gl/forms/KrQSfD4mFNObMtzz2

    A seleção dos inscritos será por sorteio público, a ser realizado no dia 17 de dezembro de 2018, às 15h, na sala 602 do IFRS.

    Os contemplados serão comunicados por e-mail.

    Mais informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • 1

    Elaboração dos relatórios

    Coordenador da ação

    • O relatório parcial deve ser preenchido em casos específicos, como para a prorrogação da ação, no SIGProj.
    • O relatório final deve ser preenchido para todas as modalidades, no SIGProj.
    • Para emissão dos certificados é necessário atender o disposto na Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 01/2017, especialmente no que se refere ao modelo da planilha para emissão de certificado, que consta como Anexo I da referida Instrução Normativa. Recomenda-se fortemente o uso do formato Microsoft Office EXCEL (xls).

      Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 01, de 10 de maio de 2017

    Bolsista de extensão

    • O relatório parcial deve ser preenchido para os casos de bolsas de extensão, de acordo com o Anexo VII (Relatório Parcial de bolsista de extensão) da IN PROEX/IFRS nº 04/2013.
    • O relatório final deve ser preenchido para os casos de bolsas de extensão, de acordo com o Anexo VIII (Relatório Final de bolsista de extensão) da IN PROEX/IFRS nº 04/2013.

    Prazos

    Coordenador da ação

    • Deverá elaborar o relatório final, no máximo, em 10 (dez) dias úteis após o término da mesma, submetendo-o através do módulo SIGProj.
    • O relatório parcial das atividades deve ser apresentado à Diretoria de Extensão, conforme casos específicos.

    Bolsista de extensão

    • Elaborar relatório parcial, até metade da duração da bolsa.
    • Elaborar relatório final, em até 10 (dez) dias após o encerramento da bolsa.

    Protocolo do relatório

    A via impressa e assinada deve SEMPRE ser entregue na Diretoria de Extensão.

     

    FONTES:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 04/2013,
    Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013,
    Edital PROEX/IFRS nº 277/2013 – Fluxo contínuo 2014,
    Edital PROEX/IFRS nº 278/2013 – Bolsas de Extensão 2014.

  • 1

    Art. 19 A coordenação da ação de extensão deverá ser alterada, na proposta cadastrada no módulo SiEX/SIGProj, quando o coordenador:

    I - for removido, redistribuído ou transferido do câmpus/instituição, ou;

    II - estiver afastado da instituição por período superior ao término da ação de extensão.

    §1° Para os casos previstos nos incisos I e II deste artigo, o coordenador da ação deverá encaminhar a solicitação, através de memorando, ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente.

    §2° Caberá à CGAE, da unidade administrativa de origem da ação, a análise e a emissão de parecer.

    §3° Às solicitações deferidas, caberá ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, na condição de presidente da CGAE, informar a PROEX, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que providencie os trâmites necessários para alteração do coordenador da ação.

    §4° A função de coordenador da ação deverá ser, obrigatoriamente, atribuída a outro servidor do IFRS que integra a equipe de execução.

    §5° Para os afastamentos cujo período seja inferior ao término da ação, caberá ao coordenador da mesma informar ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, o nome do servidor do IFRS, integrante da equipe de execução, que será o responsável pela coordenação da ação de extensão.

    §6° Em não havendo possibilidade da substituição do coordenador da ação de extensão, para os casos previstos nos incisos I e II, ou do disposto no §5° deste artigo, caberá ao coordenador da mesma elaborar o relatório final da ação e submeter à CGAE para análise.

    §7° O coordenador da ação de extensão que não realizar o procedimento de substituição, para os casos previstos nos incisos I e II, ou o disposto no §5° deste artigo, terá a(s) sua(s) ação(ões) de extensão cancelada(s).

    FONTE:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013.

  • 1

    Art. 18 A inclusão de novos membros, na equipe de execução da ação de extensão, poderá ser realizada previamente ao término da mesma.

    §1° Para os fins do disposto neste artigo, caberá ao coordenador da respectiva ação formalizar a solicitação, através de e-mail ou memorando, ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente.

    §2° Para as inclusões autorizadas, o Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, deverá solicitar à PROEX, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a liberação para edição com o status “A reformular na Unidade Geral”.

    §3° Caberá ao coordenador da ação incluir os novos membros na equipe de execução, conforme deferimento emitido pela CGAE, num período máximo de 10 dias após a liberação da proposta para edição, e resubmeter a proposta através do módulo SiEX/SIGProj.

    §4° A versão impressa da ação de extensão deverá ser assinada, pelo respectivo coordenador da ação, e entregue na Direção/Coordenação de Extensão da unidade administrativa de origem da proposta.

    §5° Caberá ao Diretor de Extensão, ou ocupante de cargo ou função equivalente, na condição de presidente da CGAE, emitir parecer e atribuir status à ação de extensão conforme o disposto nas alíneas “a” e “b” do Art. 11.

     

    FONTE:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013

  • 1

    Elaboração das propostas

    Diretamente no Módulo SiEX do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), do Ministério da Educação.

    Responsável pelo cadastro no SiEX/SIGProj

    Coordenador de cada proposta

    Classificação das ações de extensão 

    Classificação Definições Observações
    Programa Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino.
    Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.
     
    Projeto Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode ser:
    • Vinculado a um programa (forma preferencial – o projeto faz parte de uma nucleação de ações);
    • Não-vinculado a programa (projeto isolado).
    Curso Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. • Ações dessa natureza com menos de 8 horas devem ser classificadas como “evento”.
    • Prestação de serviço realizada como curso deverá ser registrada como curso.
    Evento Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. **Classificação (tipos) de eventos e definições

    **Classificação (tipos) de eventos e definições

    Classificação Definições
    Congresso Evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração de 3 a 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla.
    Observação: realizado como um conjunto de atividades, como mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops; os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas devem, também, ser registradas e certificadas como curso. Incluem-se nessa classificação eventos de grande porte, como conferência nacional de…, reunião anual de…, etc.
    Seminário Evento científico de âmbito menor do que o congresso, tanto em termos de duração (horas a 1 ou 2 dias), quanto de número de participantes, cobrindo campos de conhecimento mais especializados. Incluem-se nessa classificação eventos de médio porte, como encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião, mesa-redonda, etc.
    Ciclo de debates Encontros sequenciais que visam a discussão de um tema específico. Inclui: Ciclo de…, Circuito…, Semana de…
    Exposição Exibição pública de obras de arte, produtos, serviços, etc. Em geral é utilizada para promoção e venda de produtos e serviços. Inclui: feira, salão, mostra, lançamento.
    Espetáculo Demonstração pública de eventos cênicos musicais. Inclui: recital, concerto, show, apresentação teatral, exibição de cinema e televisão, demonstração pública de canto, dança e interpretação musical.
    Evento esportivo Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva.
    Festival Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas.
    Outros Ação pontual de mobilização que visa a um objetivo definido. Inclui campanha.

    Quem pode propor ações de extensão

    Todos os servidores que fazem parte do quadro efetivo do IFRS; 

    Docente substituto, desde que a data prevista para o término da execução das ações, incluindo-se a apresentação do relatório final, seja de 30 (trinta) dias anterior à data do término de seu contrato com o IFRS.

    Condições para proposição de ações de extensão

    Não possuir quaisquer pendências com relatórios finais de ações;

    Prazo para encaminhamento de propostas

    As propostas devem ser enviadas com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência de sua execução.

    Protocolo da proposta

    A via impressa e assinada deve SEMPRE ser entregue na Diretoria de Extensão.

     

    FONTE:Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13/2013.
  • 1

    O Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRS (PAIEX) tem a finalidade de fomentar os programas e projetos de extensão no âmbito das comunidades de abrangência da Instituição, em consonância com a Política de Incentivo ao Desenvolvimento da Extensão no IFRS (PIDE). 

    PAIEX - 2018

    Edital IFRS nº 75/2017- Auxílio institucional à  extensão - 2018

    • Anexo I - Formulário de solicitação de auxílio institucional à extensão e plano de aplicação de recursos
    • Anexo II- Declaração de adimplência
    • Anexo III- Declaração de não estar usufruindo de afastamento ou licença
    • Anexo IV - Formulário para homologação de propostas
    • Anexo V - Critérios para avaliação de propostas

    Edital IFRS nº 76/2017 - Auxílio institucional a extensão - 2018 - Ações afirmativas

    • Anexo I - Formulário de solicitação de auxílio institucional à extensão e plano de aplicação de recursos
    • Anexo II - Declaração de adimplência
    • Anexo III - Declaração de não estar usufruindo de afastamento ou licença
    • Anexo IV- Formulário para homologação de propostas
    • Anexo V - Critérios para avaliação de propostas

    PAIEX - 2017

    Edital PROEX/IFRS nº 043/2016 - Auxílio Institucional à Extensão 2017

    PAIEX - 2016

    Resolução nº 021, de 03 de março de 2015 – Aprova o Programa de Apoio Institucional à Extensão (PAIEX) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

    Edital PROEX/IFRS nº 055/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016

    Retificação ao Edital PROEX/IFRS nº 55/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016

    • Anexo I - Formulário de solicitação de auxílio institucional à Extensão e Plano de Aplicação de Recursos
    • Anexo II - Declaração de Adimplência
    • Anexo III - Declaração de não estar usufruindo de afastamento ou licença
    • Anexo IV - Formulário para homologação de propostas
    • Anexo V - Critérios para avaliação de propostas

    Resultado da classificação - propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 55/2015

    Edital PROEX/IFRS nº 003/2016 - Resultado quanto à homologação das propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 055/2015 – Auxílio Institucional à Extensão 2016

    Edital PROEX/IFRS nº 005/2016 - Resultado quanto à homologação das propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 055/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016 após recurso

    Edital PROEX/IFRS nº 09/2016 - Resultado quanto à classificação das propostas submetidas ao Edital PROEX/IFRS nº 55/2015 - Auxílio Institucional à Extensão 2016 após recurso

     

  • 1

    Ministério da Educação e Secretaria de Educação Superior (MEC/SESu)

    PROEXT 2016

    PROEXT 2015

    • Edital nº 062/2015– Resultado final da seleção de Bolsistas de Extensão para execução das ações contempladas no Edital PROEXT 2015
    • Edital nº 061/2015 – Resultado preliminar da seleção de Bolsistas de Extensão para execução das ações contempladas no Edital PROEXT 2015
    • Edital nº 059/2015 – Seleção de Bolsistas de Extensão para execução das ações contempladas no Edital PROEXT 2015
    • Edital de Retificação nº 11/2015– Retifica o cronograma da seleção de Bolsistas de Extensão para execução das ações contempladas no Edital PROEXT 2015
    • Edital nº 169/2014 – Seleção de Bolsistas de Extensão para execução das ações contempladas no Edital PROEXT 2015
    • Edital nº 176/2014 – Resultado preliminar da seleção de Bolsistas de Extensão Edital PROEXT 2015
    • Edital nº 177/2014 – Resultado final da seleção de Bolsistas de Extensão Edital PROEXT 2015

     

    PROEXT 2014

    • Edital nº 068/2014 – Abertura de inscrições de alunos bolsistas de Extensão de Superiores, referente ao edital PROEXT 2014 do Programa de Extensão Universitária MEC/SESu
    • Edital de Retificação nº 10/2014 – Retifica Edital nº 068/2014 com relação ao item 8.Cronograma
    • Edital nº 075/2014 – Resultado preliminar da seleção de bolsistas de extensão Proext 2014
    • Edital nº 078/2014 – Resultado final da seleção de bolsistas de extensão Proext 2014
  • 1

    Edição 2016 

    • Edital PROEX/IFRS nº 16/2016 – Seleção interna de trabalhos para representação do IFRS no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs)
    • Retificação ao Edital PROEX/IFRS nº 16/2016 – Seleção interna de trabalhos para representação do IFRS no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs)
      • Anexo I – Modelo do resumo (versão .doc) (versão .odt)
      • Anexo II – Normas para a formatação do resumo – apresentação oral, minicurso, oficina e apresentação cultural
      • Anexo III – Regras para a elaboração do vídeo com áudio – apresentação cultural
      • Anexo IV – Formulário de inscrição – apresentação oral, minicurso e oficina
      • Anexo V – Formulário de inscrição – apresentação cultural
      • Anexo VI – Critérios para avaliação dos resumos – apresentação oral, minicurso e oficina
      • Anexo VII – Critérios para avaliação do vídeo com áudio – apresentação cultural
    • Edital PROEX/IFRS nº 20/2016 – Divulgação preliminar das inscrições homologadas na seleção interna de trabalhos para representação do IFRS no 34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs)

    Edição 2015 

    • Edital PROEX/IFRS nº 034/2015 – Seleção interna de trabalhos para representação do IFRS no 33º SEURS
      • Anexo I – Modelo de trabalho
      • Anexo II – Normas para formatação do trabalho – apresentação oral e minicurso
      • Anexo III – Regras para elaboração do vídeo com áudio – apresentação cultural
      • Anexo IV – Formulário de inscrição – apresentação oral e minicurso
      • Anexo V – Formulário de inscrição – apresentação cultural
      • Anexo VI – Critérios para avaliação dos trabalhos – apresentação oral e minicurso
      • Anexo VII – Critérios para avaliação do vídeo com áudio – apresentação cultural
  • 1

    Acontece na sexta-feira, dia 09 de novembro, mais um evento relacionado ao projeto de extensão "Projeto Integrador: saberes socioambientais", que está realizando nos meses de setembro a novembro de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre, eventos de extensão com variadas temáticas, organizados por alunos do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob orientação dos professores Helen Ortiz, Renata  Silveira e Telmo Ojeda.

    O evento desta vez traz o tema Vulnerabilidade socioambiental relacionada às inundações na Ilha da Pintada, Porto Alegre, RS: a percepção da comunidade local, das 8h30 às 12h, no auditório Rui Cruse (andar térreo, Torre Norte).

    No dia haverá também uma exposição de fotos e materiais elaborados nas oficinas realizadas na Escola Estadual Almirante Barroso,  localizada na Ilha da Pintada.

    As atividades são abertas ao público externo, gratuitas e geram certificados aos participantes.

    Confira a programação:

    Evento: Vulnerabilidade socioambiental relacionada às inundações na Ilha da Pintada, Porto Alegre,RS: a percepção da comunidade local

    Data: 09 de novembro de 2018

    Horário: 8h30 às 12h

    Local: Auditório Rui Manoel Cruse-Campus Porto Alegre

     

     

    Leia também:

    Evento "Uso de espaços públicos: qualidade de vida no Centro Histórico de Porto Alegre" acontece dias 03 e 05/10

    NEABI e "Projeto Integrador: saberes socioambientais" promovem evento "Vez e voz para os quilombos" de 26 a 28/9

     

Fim do conteúdo da página