Você está aqui: Página inicial

Curso de Extensão "Ética em Pesquisa com Seres Humanos: o que você precisa saber para elaborar o seu projeto de pesquisa"

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 08h19 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 12h05 | Acessos: 1280

A submissão de projetos de pesquisa às instâncias de avaliação ética é um dos requisitos para as pesquisas que envolvem seres humanos. Nas instituições de ensino, especialmente nos cursos de pós-graduação, essa exigência tem trazido, em muitos casos, dificuldades para os discentes, que desconhecem os requisitos e os procedimentos para tal. Dessa forma, a proposta do curso é mediar essa relação entre o pesquisador e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), auxiliando nos aspectos éticos requeridos, tanto na elaboração do projeto quanto na submissão ao sistema CEP/CONEP.

O evento destina-se a alunos de pós-graduação do IFRS, de outros Institutos Federais da região, além de alunos de graduação do IFRS. Estará aberto também para quaisquer outros pesquisadores interessados.

Estrutura:

O curso contará com dois encontros presenciais, com o objetivo de apresentar e orientar os participantes sobre os procedimentos de elaboração e submissão de pesquisas com seres humanos a um Comitê de Ética em Pesquisa.

As atividades serão realizadas na forma de apresentação dialogada, com oportunidade para questionamentos, e uma parte prática, onde os participantes se familiarizam com o ambiente da Plataforma Brasil, com orientações para a submissão do seu projeto de pesquisa.

Cronograma e locais de realização:

28/10/2019 (segunda-feira):

das 13h30min às 15h20min: Sala 211

das 15h20min às 17h50min: Lab 213 (aula prática)

29/10/2019 (terça-feira):

das 13h30min às 15h20min: Sala 211

das 15h20min às 17h50min: Lab 204 (aula prática)

Conteúdo programático:

- Ética em pesquisa com seres humanos no Brasil;

- Requisitos e funcionamento do Sistema CEP/CONEP;

- Procedimentos para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS;

- Utilização da Plataforma Brasil para submissão de projetos;

- Principais pendências: Consentimento, Riscos e Benefícios, Cronograma, Orçamento, etc.;

Ministrantes:

Biól. Maria Mercedes Bendati e Dra. Andréia Zucolotto.

Inscrições: a partir de 04/10/2019 pelo link: https://forms.gle/Ct45A1NmsyJGvQpz8

As vagas são limitadas à lotação das salas. Seguiremos a ordem de inscrição.