Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Elos de solidariedade unem cadeia do algodão e o direito à alimentação: Projeto Panific-AÇÃO + UNIVENS

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 15h10 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 17h56 | Acessos: 2880

A produção realizada no último dia 1º de julho pelo projeto Panific-AÇÃO, ação de extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, somou 49 quilos de bolo de aipim e 26 quilos de pães, que tiveram como destino 45 famílias do bairro Sarandi, em Porto Alegre. A distribuição para essas famílias foi realizada pela UNIVENS, uma cooperativa de trabalhadoras costureiras de Porto Alegre que integra a cadeia do algodão agroecológico chamada Justa Trama há mais de 20 anos.

Neste período de pandemia, a UNIVENS tem realizado intenso trabalho junto à comunidade. Essas famílias atendidas pelo projeto Panific-AÇÃO também são beneficiárias de um outro projeto de solidariedade que já ajudou 650 famílias no Rio Grande do Sul, coordenado pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Rio Grande do Sul - a UNISOL RS, e no qual a UNIVENS atua fortemente em parceria com o banco comunitário Justa Troca, a escola Nova Geração e a Unidade de Saúde local.

Saiba mais sobre a JUSTA TRAMA - Cadeia do algodão agroecológico

A Justa Trama congrega mais de 450 trabalhadores e trabalhadoras nas cinco regiões do Brasil, uma proposta inovadora de geração de trabalho e renda que atua desde o plantio até a produção de roupas, bonecos, jogos pedagógicos, incluindo a fiação e a tecelagem do algodão agroecológico. Participam da Justa Trama:

• Associação de Desenvolvimento Cultural e Educacional (ADEC): Plantio do algodão orgânico em Taúa (CE).
  • Associação da Escola Família Agrícola da Fronteira (AEFAF): Plantio do algodão orgânico colorido , em Pontaporã (MS)
  • Cooperativa de Produção Têxtil de Para de Minas (Coopertêxtil): Fiação e Tecelagem em Pará de Minas (MG)
  • Cooperativa de costureiras Unidas Venceremos (Univens): Confecção, em Porto Alegre (RS)
  • Cooperativa Açaí: Produção de botões e colares de sementes, bonecas dos retalhos, em Porto Velho (RO)
  • Coletivo Inovarte: Bichos e jogos pedagógicos com as sobras da confecção, em Porto Alegre (RS)

Para saber mais sobre a Justa Trama, acesse o site https://www.justatrama.com.br.

Sobre o projeto Panific-AÇÃO

O projeto de extensão Panific-AÇÃO e a Pandemia da #COVID19: o direito à alimentação também é Educação atua desde maio de 2020 vinculado ao Edital IFRS nº 23/2020 – Apoio a Projetos de Extensão voltados ao enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), contando com a participação de professores, técnicas-administrativas em educação, alunos, ex-alunos do curso Técnico em Panificação do IFRS - Campus Porto Alegre, e com o apoio das empresas parceiras Moinho Motasa, Farinha Orquídea e Naturovos. Durante o projeto já foram enviadas doações para as instituições Asilo Padre Cacique, SPAAN (Sociedade Porto-alegrense de Apoio aos Necessitados), Clube da Sopa, Comitê Gaúcho contra a Fome da Lomba do Pinheiro, além de comunidades indígenas e estudantes do IFRS – Campus Porto Alegre em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O IFRS não para! Seguimos unidos na luta contra o #Coronavírus e a pandemia da #COVID19. #FiqueEmCasa #UseMáscara

Confira alguns registros da distribuição realizada na última semana às famílias do bairro Sarandi: