Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eventos > Oficinas DPPI
Início do conteúdo da página

Oficinas DPPI

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h07 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 15h16 | Acessos: 16491

Oficinas DPPI trata de uma série de eventos de caráter prático e de iniciativa da Diretoria De Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, pensada para a comunidade acadêmica do IFRS ampliar seus conhecimentos e capacitação.

Oficinas em 2017

LaTeX e Sistemas de Edição Colaborativa

  • Resumo: a oficina prática irá apresentar a linguagem LaTeX como um método para edição de documentos científicos, e também, irá abordar ferramentas para edição colaborativa. Durante as diversas etapas de uma vida acadêmica/escolar realizamos trabalhos de pesquisa de forma colaborativa (em grupo) e cujos resultados requerem rigor científico de formato para apresentação. Normalmente, estes trabalhos utilizam de formatos rígidos de apresentação, o que, por consequência, requer esforços exaustivos para adequar o documento àquilo que o padrão de formatação exige. Além disto, um mesmo conteúdo pode ser submetido e adequado à diferentes destinos (por exemplo, conferências, monografias e dissertações), nestes casos, alterar formatações anteriores é ainda mais complexo (problemas como figuras deslocadas, fórmulas erradas e índices perdidos são comuns). Neste sentido, o LaTeX se aplica. O LaTeX é uma ferramenta de edição científica de documentos onde o autor se preocupa com o conteúdo e não com a forma, isto quer dizer que, com LaTeX, um modelo de formatação é aplicado ao conteúdo. Assim, preocupações com espaçamento, alinhamento de figuras, índices, equações e demais objetos de formatação ficam extintos do autor e passam a ser preocupação de quem elabora o modelo de documento. Ademais, ferramentas online como o Overleaf permitem que autores colaborem em textos LaTeX, aprimorando o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.
  • Palestrante convidado: Prof Ricardo José Pfitscher - Área de Informática - IFRS PoA

Portal de Periódicos da CAPES: busca, identificação e gestão de resultados.

  • Resumo: O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Nesta oficinaserão abordadas as formas de pesquisa disponíveis no portal, incluindo dicas para criação de estratégias de busca, identificação e gestão dos resultados (salvar estratégia de busca, criar pastas locais e alertas).
  • Palestrante convidada:  Priscila Saraiva Jacobsen. Bibliotecária da UFRGS. Mestranda do MPIE -Campus Porto Alegre.

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->