NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Apresentação
Os NAPNE, no IFRS, foram criados por portaria. O objetivo da iniciativa foi o de ampliar estratégias para consolidar uma política de educação inclusiva na Instituição, atuando diretamente no contexto escolar, disseminando conceitos, divulgando experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a questão das necessidades educacionais específicas. Neste sentido, o NAPNE visa à instrumentalização dos Campi do IFRS para o atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE). Sua função principal é articular pessoas e setores para o desenvolvimento de ações de implantação e implementação da inclusão no âmbito interno do Campus.
Localização e Contatos
- Local: Sala 434 - 4º andar - Torre Norte
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefone: (51) 3930-6073
- Equipe (Gestão 2021/2023):
- Ana Rosaura Moraes Springer – Coordenadora (técnica)
- Suzana Prestes de Oliveira – Vice-coordenadora (técnica)
- Ethiene Ribeiro Bilhalva – Secretária (discente)
- Alex Dias Gonsales – Colaborador (docente)
- Carolina Comerlato Sperb – Colaboradora (docente)
- Inajara Piedade da Silva - Colaboradora (docente)
- Liliane Dufau da Silva – Colaboradora (docente)
- Cinara dos Santos Costa – Colaboradora (técnica)
- Liliane Costa Birnfeld - Colaboradora (técnica)
- Ana Caroline Lopes da Cruz – Colaboradora (discente)
- Anderson Natanael de Lima Fagundes – Colaborador (discente)
- Fernanda de Souza Amaral – Colaboradora (discente)
- Letícia Rodrigues de Oliveira – Colaboradora (discente)
- Márcio Fernandes Cortes – Colaborador (discente)
- Sabrina Juliana Schneider – Colaboradora (discente)
- Sani Farofa Marques de Oliveira – Colaboradora (discente)
- Carla Santos Padilha – Colaboradora (externo)
- Carolina Oliveira dos Santos – Colaboradora (externo)
- Cátia Cilene Diogo Goulart – Colaboradora (externo)
- Joana Nyland – Colaboradora (externo)
Metas para 2021/2, 2022/1 e 2022/2
- (Re)Estruturação do NAPNE;
- Treinamento e formação de professores e técnicos administrativos sobre a temática inclusiva;
- Realização de eventos sobre temática inclusiva;
- Promover junto à gestão do campus a contratação de profissionais de apoio escolar à PNEE, em cumprimento à lei nº 13.146, de 06/07/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
- Buscar junto à Reitoria (ao CTA) assessoria técnica conforme a demanda dos alunos com NEE para conhecimento e orientação a professores e equipe pedagógica acerca das necessidades destes estudantes;
- Promover ações e parcerias com instituições de Porto Alegre que desenvolvam ações inclusivas, articulando as atividades desenvolvidas pelo NAPNE com as ações de outras instituições voltadas ao trabalho com as PNEE;
- Promover e participar de estudos, discussões e debates sobre Educação Inclusiva e Educação Especial;
- Contribuir para a inserção da pessoa com NEE nos demais níveis do ensino, no mundo do trabalho e nos demais espaços sociais;
- Assessorar os processos seletivos para ingresso de pessoas com NEE;
- Incentivar a implementação de conteúdos, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Especial, nos cursos oferecidos pelo campus.
Links importantes
- Formulário de solicitação de interpretação e tradução em Libras
- Acervo de materiais de estudo elaborado pelo NAAf - Reitoria - Material elaborado pelos membros do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) da Reitoria na plataforma padlet, através do perfil do Padlet do NAAf Reitoria. Trata-se de um acervo de materiais de estudo (biblioteca digital) onde podem ser encontrados variados formatos de conteúdo (textos, imagens, vídeos, podcasts, playlists entre outros) de diversas fontes sobre ações afirmativas, inclusivas e de diversidade.
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