Prelúdio
ApresentaçãoO Projeto Prelúdio é um programa de extensão do IFRS – campus Porto Alegre que oferece educação musical para crianças e jovens de 5 a 17 anos. Tem como proposta desenvolver a musicalidade de estudantes da comunidade, ensinando-os a cantar, tocar e integrar a música no cotidiano, por meio de aulas e da participação em conjuntos musicais. HistóricoO Prelúdio teve sua origem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1982, e desde 2009 faz parte do IFRS – campus Porto Alegre. O projeto foi concebido e liderado desde a criação pela professora Nídia Kiefer. A ideia norteadora era criar uma escola de música que permitisse a inclusão de todos, sem provas, sem competições, onde a prática fosse a parte mais importante e que a teoria musical viesse por consequência. O Projeto Prelúdio foi, ano a ano, criando sua identidade própria, tendo suas propostas educacionais discutidas entre os professores e com o aporte pedagógico realizado por meio de cursos e leituras de seus integrantes. Em 2008, ano da criação dos Institutos Federais - entre eles o IFRS -, a Escola Técnica da UFRGS tornou-se o campus Porto Alegre do IFRS. Logo após, em 2009, o Prelúdio foi transferido da UFRGS e passou a fazer parte do IFRS, tornando-se um Programa Permanente de Extensão. Seus docentes são também professores do curso Técnico em Instrumento Musical. Desde que passou a fazer parte do IFRS, de 2009 a 2011 o Prelúdio funcionou em um prédio alugado, localizado na rua Andaraí, bairro Passo d’Areia, pois a antiga sede do campus Porto Alegre, na rua Ramiro Barcelos (prédio da antiga Escola Técnica da UFRGS), não dispunha de espaço físico para comportar o projeto. Em agosto de 2011, o campus Porto Alegre se muda para sede própria, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em agosto do ano seguinte, o Prelúdio é instalado temporariamente no 6º andar do prédio. Finalmente, em maio de 2013, o Prelúdio se muda novamente, mas dessa vez para o seu espaço definitivo, localizado na Torre Sul do campus Porto Alegre. Em homenagem ao projeto, a sede recebe o nome de Espaço Prelúdio. Durante seus mais de 40 anos de história, a proposta de educação musical do Prelúdio, voltada para crianças e jovens entre 05 e 17 anos, tem formado musicalmente centenas de jovens. Muitos deles tornaram-se profissionais da música e hoje são instrumentistas, regentes, compositores, cantores e professores de música. Outros tantos, seguem tendo a música como parte importante de suas trajetórias de vidas. Atividades do PrelúdioAtualmente, as atividades do Prelúdio são divididas em duas grandes áreas:
Os Cursos proporcionam uma educação musical estruturada, partindo de uma musicalização integrada para crianças de 5 a 6 anos, e prosseguindo com o estudo sistemático de música, em suas diferentes abordagens, de acordo com o curso escolhido. A criança ou jovem pode escolher fazer um ou mais cursos. Essa estrutura é um grande diferencial da proposta pedagógica do Projeto Prelúdio, contemplando diversos aspectos do desenvolvimento musical.
Nos Grupos Musicais, as crianças e jovens têm uma vivência mais aprofundada na prática musical coletiva, ampliando experiências em audições, apresentações públicas e conhecimentos de repertório característico de cada da música em conjunto. O Projeto Prelúdio atende mais de 200 crianças e jovens por ano. Atualmente conta com um quadro de 8 docentes do quadro efetivo e um docente substituto, que dão aulas nos Cursos e coordenam os Grupos Musicais, além de atuarem no curso Técnico em Instrumento Musical do campus.
DocumentosAcesse abaixo o Resultado do Sorteio para os Cursos de Bateria e Percussão. (publicado em 03/08/2024)
|
CONTATO E-mail
SECRETARIA Fabiana Bonato Gonçalves
COORDENAÇÃO Iuri Correa Soares
DOCENTES Áudrea da Costa Martins Bruno Felipe Duarte Clarissa de Godoy Menezes Cláudia Schreiner Fernanda Krüger Garcia Iuri Correa Soares Lucas Jum Kinoshita Machado Luciane Vega Cabeda* Maria Amélia Benincá Farias Pablo Alberto Lanzoni Suelena de Araujo Borges Horn** * substituta |
Redes Sociais