Primeiro Aluno Surdo a concluir o Mestrado ProfEPT no IFRS
No dia 31 de outubro às 14h haverá a defesa de dissertação de mestrado e produto educacional do nosso primeiro aluno surdo - Erliando Felix Silva, orientado pela Profª Drª Andréa Poletto Sonza no ProfEPT IFRS.
Erliandro Felix Silva será o primeiro aluno negro, gay e surdo a se formar no curso de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Erliandro tem formação em Letras- Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e destaca que sua participação no Programa de Pós Graduação foram primordiais para sua formação acadêmica.
Silva destaca a importância de todas as contribuições que recebeu durante o período de formação de colegas e professores, assim como do IFRS Campus Porto Alegre e com o CTA - Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS, junto a sua professora orientadora.
A Coordenadora Acadêmica Nacional Adjunta do ProfEPT Profª Drª Clarice Monteiro Escott, e a Coordenadora Acadêmica Local Profª Drª Michelle Pizzato, comentam sobre a importante conquista, tanto do mestrando, quanto do próprio Programa e, consequentemente do IFRS campus Porto Alegre.
Sua orientadora, Profª Drª Andréa Poletto Sonza, comenta que a formação de discentes que atuarão na educação de surdos é de suma importância, pois irão promover a inclusão de pessoas que têm a libras como língua compatível.
O link para acessar a defesa está disponível em: https://conferenciaweb.rnp.br/ifrs/ifrs-aai com o Título: Abreviando Barreiras Comunicacionais: o acesso ao conhecimento por meio de um glossário em libras-português de termos marxistas.
A Banca Examinadora será composta por:
Profa. Drª. Andréa Poletto Sonza - Orientadora - Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS,
Prof. Drº. Josimar Aparecido Vieira - Membro Interno - Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS,
Profª. Drª. Hadassa Rodrigues Santos - Membro Externo - Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.
Data: 31 de outubro de 2023
Horário: 14h
Endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/ifrs/ifrs-aai
Mais informações podem ser obtidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O apoio da equipe de intérpretes de Libras foi fundamental para que o aluno pudesse compreender e participar plenamente de todas as atividades acadêmicas, incluindo a defesa de sua dissertação. A inclusão de pessoas com deficiência é um importante passo rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, e a instituição e seus colaboradores merecem todo o reconhecimento por seu comprometimento com essa causa. Parabéns a todos pelo excelente trabalho realizado!
Redes Sociais