Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Aulas do Programa Autonomia e Renda Petrobras têm Início no IFRS

Aulas do Programa Autonomia e Renda Petrobras têm Início no IFRS

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 12h27 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 12h27 | Acessos: 30
imagem sem descrição.

Tiveram início, na tarde desta segunda-feira, 14 de outubro de 2024, os primeiros cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras oferecidos simultaneamente pelos campi Alvorada e Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No Campus Alvorada, está ocorrendo o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pintor Industrial e no Campus Porto Alegre, o FIC de Auxiliar de Serviços Diversos.

Os estudantes foram recebidos pelas coordenadoras dos cursos, Ana Paula Gemelli (Alvorada) e Gleide Oliveira (Porto Alegre). Elas apresentaram informações sobre o programa e as instituições envolvidas, detalharam a dinâmica das aulas e conduziram os participantes para conhecer as instalações das unidades. Houve momentos para os alunos se integrarem, fazerem perguntas e falarem sobre expectativas.

No Campus Porto Alegre, o diretor-geral, Sérgio Vianna, também deu as boas-vindas ao grupo, assim como os diretores de Ensino, Denirio Marques; de Extensão, Cíntia Stocchero; e de Desenvolvimento Institucional, Aline Grunewald Nichele.

Recomeço

Mais do que oferecer formação técnica, o Programa é uma oportunidade de transformação pessoal e profissional. Especialmente no Rio Grande do Sul, que ainda lida com o trauma causado pela catástrofe climática ocorrida em maio deste ano, o Autonomia e Renda oferece uma chance de recomeço.

É o caso de Audrey dos Reis, de 42 anos, e Tiago Ferrari Muniz, de 30, alunos do curso de Pintor Industrial. Os dois tiveram as casas alagadas e ficaram sabendo dessa oportunidade por um grupo de mensagens que reúne pessoas afetadas pela cheia. “Sempre gostei de pintura, mas nunca trabalhei na área. Fazer o curso agora é uma oportunidade de sair daquele quadro que entramos após a enchente”, conta Audrey, comentando que ela e familiares perderam todos os pertences quando a água invadiu as residências.

Buscar qualificação também é uma esperança de futuro melhor para Juan Rodrigues, de 21 anos, e Karina Ferreira, de 35, que ingressaram no curso Auxiliar de Serviços Diversos. “Quero diversificar os conhecimentos que eu já tenho e conseguir trabalhos melhor remunerados”, explica Juan, no momento desempregado. Ele tem clareza que “conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente”.

Karina, mãe de duas meninas, uma de 13 e outra de 9 anos, ficou muito tempo sem estudar e hoje quer se dedicar ao máximo para aprender. Ela já trabalhou como faxineira e como auxiliar de cozinha e agora está atenta às possibilidades de se qualificar e conseguir outras oportunidades de trabalho.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul). O objetivo é ampliar as oportunidades de trabalho nas regiões de operação da Petrobras e oferecer melhores condições de vida a pessoas em condições de vulnerabilidade econômica.

No dia 29 de outubro, os parceiros institucionais estarão reunidos para uma visita e uma aula especial na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Na ocasião, as duas turmas serão reunidas para receber as boas-vindas de dirigentes e participar do evento.