Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Bolhas de Sabão: projeto de extensão do NEPGS promove ações de apoio a mães e crianças da comunidade
Início do conteúdo da página

Bolhas de Sabão: projeto de extensão do NEPGS promove ações de apoio a mães e crianças da comunidade

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 13h06 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 16h00 | Acessos: 1287

Ação oferta kits de materiais, jogos e orientações de prevenção à Covid-19 para famílias; dicas incluem vídeo que concorre em mostra da SBPC e pode ser votado até dia 20/11

Durante o período de distanciamento social, o Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS - Campus Porto Alegre tem realizado ações em parceria com diversos segmentos da comunidade e também em articulação com servidores de diferentes áreas e cursos do Campus , bem como com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

Uma dessas ações é o Projeto Bolhas de sabão: mães e crianças brincando juntas e combatendo o coronavírus, desenvolvido em parceria com a Associação Comunitária Heróphilo de Azambuja, da Vila IPÊ II, situada na zona leste de Porto Alegre. A iniciativa conta com apoio institucional do IFRS, por meio de recursos provenientes do Edital PAIEX/IFRS/POA nº 67/2020.

A proposta visa contribuir para amenizar os impactos do distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19 que acirra a vulnerabilidade social de uma expressiva parcela da população, incluindo mães e crianças que vivem em comunidades da cidade de Porto Alegre - RS. Com a suspensão das atividades letivas, muitas mães (em especial, da comunidade foco desse projeto) enfrentam o dilema de conciliar as demandas de afazeres domésticos com o trabalho. Cabe ressaltar que muitas dessas mães atuam como trabalhadoras informais (por exemplo, como domésticas, cuidadoras de idosos) e/ou em serviços essenciais que continuam sendo ofertados durante a pandemia. Aliado a isso, muitas mulheres são responsáveis pelo sustento de suas famílias, enfrentando dificuldades tanto econômicas quanto para a realização de atividades de lazer com seus filhos.

Nesse sentido, o projeto Bolhas de Sabão visa ampliar a atuação do NEPGS junto à comunidade, em particular, promovendo ações de apoio às mães da comunidade, mediante a oferta de kits infantis contendo materiais escolares, jogos e kits de higiene com dicas de atividades para que elas ampliem suas vivências lúdicas e as aprendizagens compartilhadas com seus filhos, em especial, no que se refere às estratégias de prevenção à Covid-19. 

Vídeo traz dicas sobre uso de máscaras em crianças e concorre a prêmio da SBPC

Entre as orientações de prevenção ao novo coronavírus divulgadas para mães e crianças durante o projeto Bolhas de Sabão, está o vídeo "Uso de Máscaras por Crianças", produzido por Gustavo de Assis, um menino de 10 anos. O curta de cinco minutos foi feito com a colaboração dos professores do IFRS - Campus Porto Alegre Inajara Piedade da Silva, Juliana Schmitt de Nonohay e Marcelo Augusto Rauh Schmitt e está concorrendo à premiação na Mostra de Vídeos “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O vídeo está disponível para votação do público até dia 20 de novembro. Acesse e curta para votar: https://www.youtube.com/watch?v=mvzorh6GGwU.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->