Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre inicia segunda edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais
Início do conteúdo da página

Campus Porto Alegre inicia segunda edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2011, 10h43 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2011, 10h43 | Acessos: 2277

No último dia 20 de abril, o Campus Porto Alegre do IFRS deu início à segunda edição do Projeto de Iniciação em Panificação e Confeitaria (IPEC), curso voltado a jovens com necessidades especiais das escolas municipais de Porto Alegre.

O IPEC é destinado aos jovens aprendizes das escolas de educação especial de Porto Alegre vinculados ao Programa de Trabalho Educativo (PTE). O Projeto foi criado dentro do programa Alimentos, ação de Extensão do Campus Porto Alegre do IFRS, juntamente com o PTE das Escolas Especiais da Rede Municipal da capital, para aumentar as possibilidades de uma relação entre a educação especial e o mercado de trabalho.

A atividade visa iniciar os alunos nas técnicas básicas da panificação e da confeitaria e é formado por dois módulos: Curso de Iniciação em Confeitaria e o Curso de Iniciação em Panificação. Participam desta edição 12 alunos das escolas municipais Elyseu Paglioli e Lygia Morrone Averbuck.

Durante 12 oficinas, com aulas todas as quartas-feiras pela manhã, o projeto prevê, além da execução de formulações, ensinar noções básicas de higiene e manipulação de alimentos, características de qualidade e segurança no trabalho.

Os cursos são organizados e ministrados pelos professores do Curso Técnico de Panificação e Confeitaria, com o apoio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Campus Porto Alegre do IFRS, e as aulas ocorrem no laboratório de Panificação e Confeitaria do campus.

A primeira edição do IPEC foi em 2010. “Os primeiros cursos foram muito gratificantes. Os pais, professores e alunos ficaram surpreendidos com as habilidades desenvolvidas pela primeira turma”, comenta a professora Andrea Bordin Schumacher, do Técnico de Panificação e Confeitaria e responsável pelo Projeto IPEC.

Confira algumas fotos da primeira aula, ocorrida na semana passada, quando os alunos participaram da oficina "Elaboração de docinhos cobertos com chocolate".

 

2ª edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais - foto 1    2ª edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais - foto 2    2ª edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais - foto 3

2ª edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais - foto 6    2ª edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais - foto 5    2ª edição do projeto IPEC para jovens com necessidades especiais - foto 9

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->