Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre recebe mostra fotográfica "Imagens para o mundo: olhares para a educação pós-pandemia", do Núcleo de Memória do IFRS

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 13h11 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 08h42 | Acessos: 474

Evento de abertura da exposição será realizado no dia 20 de março, às 10 horas

Na próxima segunda-feira, 20 de março, às 10 horas, no auditório Rui Cruse (Térreo/Torre Norte) do IFRS - Campus Porto Alegre, o Núcleo de Memória (NuMem) do Campus Porto Alegre promove a abertura da mostra fotográfica "Imagens para o mundo: olhares para a educação pós-pandemia", com a roda de conversa “Núcleos de Memória no IFRS: articulando passado, presente e futuro”.

A atividade terá como convidados o coordenador do Programa Institucional Núcleo de Memória do IFRS (NuMem IFRS), Marcelo Vianna, servidor do Campus Osório, e a coordenadora do NuMem IFRS/POA, Cristine Stella Thomas, com a mediação da diretora de Extensão do Campus Porto Alegre, Helen Scorssato Ortiz, também integrante do NuMem IFRS/POA.

A mostra "Imagens para o mundo: olhares para a educação pós-pandemia" apresenta um compilado de fotografias selecionadas que concorreram no primeiro concurso fotográfico do IFRS, realizado em 2022, incluindo as três imagens vencedoras do concurso. No ano passado, a exposição teve sua estreia durante o 7º Salão do IFRS, realizado no Campus Bento Gonçalves. Neste ano, ela segue itinerante, passando por diversos campi do IFRS. O primeiro a recebê-la foi o Campus Erechim. Agora, é a vez do Campus Porto Alegre. As fotos ficarão dispostas no espaço do átrio do campus, até meados de abril.

O Primeiro Concurso de Fotografias do IFRS, organizado no ano de 2022 pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Núcleos de Memória do IFRS e do Campus Erechim, por meio do Edital IFRS nº 094/2022, teve por objetivo incentivar a comunidade a compartilhar fotografias de atividades em um contexto de retomada da normalidade, promovendo registros históricos desse momento. O concurso foi aberto a todos estudantes matriculados em cursos regulares do IFRS, servidores efetivos, substitutos e terceirizados de todas as unidades do instituto.

Sobre o NuMem IFRS/POA

O Núcleo de Memória do Campus Porto Alegre foi criado em 2020 e é permanente. Desde 2021 cadastrado como um Programa de Extensão, tem como proposição fomentar palestras, exposições, rodas de conversas, assim como, realizar ações que vão ao encontro a seus objetivos específicos no que se refere a guarda, preservação e acesso ao patrimônio cultural do Campus Porto Alegre. O público-alvo do programa são seus servidores ativos e aposentados, discentes com vínculos e egressos, e comunidade externa. Além disso, o referido Programa contribuirá no fomento à criação de espaços de memórias itinerantes que sirvam para divulgar a importância de nossa instituição na história da Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Sul e do Brasil.