Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Aula Magna 2021/2 "Cante e Dance com a Gente - uma oferta para sentir, pensar e criar nosso tempo" acontece na segunda-feira, 27/09

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 14h09 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 09h57 | Acessos: 975

Atividade marca o início do semestre letivo 2021/2 e integra série de ações indissociáveis promovidas pelo Campus com temática alusiva ao centenário de Paulo Freire

O Campus Porto Alegre do IFRS promove na segunda-feira, 27 de setembro de 2021, às 19h, a Aula Magna do semestre 2021/2, intitulada "Cante e Dance com a Gente - uma oferta para sentir, pensar e criar nosso tempo", ministrada pela professora Dra. Helena de Souza Nunes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento será transmitido on-line pelo canal do Campus Porto Alegre no YouTube, com acesso aberto a todos os interessados e acessível em Libras. A atividade integra ainda a série de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes, em alusão ao centenário do educador brasileiro, celebrado neste ano.

Sobre a palestranteHelena de Souza Nunes é doutora com diploma Doktor der Philosophie, pela Universität Dortmund (UNIDO), Mestra em Música com ênfase em Educação Musical, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , Bacharela em Música - habilitação Canto e Licenciada em Educação Artística - habilitação Música, também pela UFRGS. É professora titular aposentada do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, onde criou e coordenou ações com abrangência nacional e pioneiras no Brasil, formando professores de Música para a Escola Básica em modalidade a distância mediada pela internet, dentre as quais, o curso Licenciatura em Música EAD da UFRGS e Universidades Parceiras (PROLICENMUS). Atua como professora visitante no Programa de Pós-graduação em Música da UFBA, onde orienta mestrado e doutorado, desde 2012. Aposentada pela UFRGS, em 2020 ingressou nesse PPG como professora convidada. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, particularmente formação de professores de Música. Dedica sua produção aos seguintes temas: formação musical à distância mediada por tecnologias da informação e comunicação; proposta musicopedagógica e repertório para escola (CDG), musicalização de adultos através da voz (MAaV). É líder do grupo de pesquisa Proposta Musicopedagógica CDG (CNPq, 1999 - atual), com trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.

Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes

Em 19 de setembro de 2021 celebra-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira. Para marcar a data, as equipes da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre promoverão uma série de ações indissociáveis ao longo do ano, com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando saberes. As atividades são coordenadas por uma comissão que já está trabalhando na concepção das propostas.

Toda a comunidade acadêmica - estudantes, servidoras, servidores e, também, comunidade externa - está convidada a participar e a contribuir com proposições, tais como palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros temáticos transversais com essa temática, leituras e textos trabalhados em componentes curriculares, entre outras tantas possibilidades que abrangem a vida e a obra de Paulo Freire.

No ano em que se completa o centenário do nascimento de Freire, considera-se relevante as instituições de ensino promoverem um amplo debate sobre a herança teórica, cultural e educacional deste que é um dos mais influentes pedagogos, mundialmente conhecido e influenciador do movimento Pedagogia Crítica. Ressalta-se, ainda, que as contribuições do educador vão ao encontro da criação e dos princípios norteadores dos Institutos Federais.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail da comissão: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br

Leia mais em: http://www.poa.ifrs.edu.br/index.php/categoria-paginas/vida-e-obra-de-paulo-freire-conectando-saberes.