Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estude no IFRS: dia 08 é o último dia de inscrições para o processo seletivo complementar de estudantes

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 09h42 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 16h03 | Acessos: 1554

Pessoas interessadas em começar a estudar no IFRS ainda neste segundo semestre podem se inscrever para a seleção pelo link disponível no site ingresso.ifrs.edu.br. São ofertadas 430  vagas em cursos técnicos para serem cursados junto ou após o Ensino Médio e em cursos superiores de graduação em oito campi do IFRS. Os cursos são gratuitos e presenciais.

Quer começar a estudar no IFRS ainda neste segundo semestre? Estão abertas até esta segunda-feira, 08 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

São ofertados cursos técnicos que podem ser cursados junto com o Ensino Médio, incluindo cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos técnicos voltados a quem já tem o Ensino Médio completo; e cursos superiores de graduação, todos com aulas presenciais. No total, são 430 vagas, para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão (abaixo, mais informações). Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos e que não haverá taxa de inscrição para este Processo Seletivo.

Os detalhes da seleção, a lista de cursos e vagas, o cronograma e outras informações podem ser conferidos nos editais publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. É importante que os candidatos façam uma leitura atenta do documento (edital) referente ao tipo de curso que pretendem concorrer.

DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line, pelo link disponível no site de ingresso do IFRS, e o candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no gov.br, (saiba mais sobre como será a seleção abaixo).

Todas as informações podem ser consultadas no site do Processo Seletivo

⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS, será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato, ao colocar o CPF, será direcionado para realizar o cadastro. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!

Depois do acesso pelo Gov.br, o candidato vai para o sistema de inscrições e poderá clicar em “Faça sua inscrição aqui! Processo Seletivo Complementar 2022/02” para ser direcionado ao formulário.

📝Como será a seleção dos estudantes:

▶️ Para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.

▶️ Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2016. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio ou via nota do Enem (nesse caso, estará automaticamente concorrendo pelas duas formas: nota do Enem e sorteio).

▶️ Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2016.

▶️ A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 50%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

📌Prazos:
  • Publicação dos editais com o detalhamento do processo seletivo – 1º de agosto de 2022
  • Inscrições do processo seletivo –  1º a 08 de agosto de 2022
  • Sorteio público – 12 de agosto de 2022. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 16 de agosto de 2022.
📌Vagas a serem ofertadas:
  • Cursos técnicos concomitantes/subsequentes – 27 vagas
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – 267 vagas
  • Cursos superiores de graduação – 115 vagas
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 21 vagas

⚠️ Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.

> Para mais informações os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

📌 Confira as os campi e os cursos do Processo Seletivo Complementar 2022/2