Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Conversando sobre ERER: currículo festivo ou permanente?

Conversando sobre ERER: currículo festivo ou permanente?

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 06h36 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 07h59 | Acessos: 487
O NEABI do Campus Porto Alegre do IFRS, dentro da sua proposta de atividades voltadas para a formação, discussão e promoção da Educação das e para Relações Étnico-Raciais (ERER), dá início a uma série de encontros sobre o tema, intitulados "Conversando sobre ERER", que serão rodas de construção e debate sobre questões cotidianas ligadas à educação antirracista.
Nesta primeira roda, o Coletivo Pretas & Profs (uma associação de professoras negras da rede municipal de Guaíba), que possui representantes entre os membros deste colegiado, vai debater as possibilidades da inclusão da ERER em temáticas cotidianas escolares apresentando sua proposta de “calendário” de ações afirmativas com provocações acerca de conteúdos e abordagens metodológicas capazes de efetivar a ERER nas diversas disciplinas da escola regular de educação básica, problematizando o currículo festivo e as abordagens permanentes. Haverá espaço para discussão e trocas de experiências entre os participantes.
O evento é gratuito e haverá certificação.

Sobre o Coletivo Pretas & Profs:
O Coletivo Pretas & Profes é uma Associação de Professoras Negras do Município de Guaíba que surgiu espontaneamente num processo que denominamos “aquilombamento”, numa tarde de 2018 na sala dos Professores da EMEF Senador Teotônio Brandão Vilella, num momento em que sete (7) professoras negras se encontraram e se viram. De um encontro informal surgiu um grupo de trocas e cooperação que se consolidou e que hoje, inspirado pelo protagonismo de tantos outros profissionais e coletivos com trajetória no tema, expandiu-se e tem participação em diferentes escolas da rede municipal de Guaíba.
Acreditamos na potência e importância da educação e das pautas antirracistas nas escolas, somos inspiradas pelo trabalho de diversos profissionais da educação, intelectuais negros e de outros coletivos que tem em seus objetivos pautas em comum.
Nossa missão principal é desenvolver a Educação Antirracista como realidade no nosso município e região, atuando para o desenvolvimento da Educação das Relações Etnicorraciais (ERER). Para tal  buscamos a conscientização das pessoas, com medidas educativas e de sensibilização do público em geral.

O que: Conversando sobre ERER: currículo festivo ou permanente?
Quando: 26/3/24, terça-feira, 16h e 19h30 (duas sessões)
Onde: Auditório Rui Manoel Cruse, IFRS Campus Porto Alegre (Coronel Vicente, 281, Porto Alegre)

O evento é gratuito, não há necessidade de inscrição prévia e haverá certificação.