Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curta-metragem produzido em parceria com o IFRS está no Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 13h43 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 09h54 | Acessos: 660

O curta-metragem “Uma Carta Insone”, produzido em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e outras instituições foi selecionado para exibição no VII Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+. O filme está na programação do evento on-line que acontece de 9 a 15 de junho de 2022.

A produção audiovisual traz um monólogo interpretado pela atriz e cantora trans Valéria Barcelos, que dramatiza um conto adaptado de Júlia Dantas. O conto original que inspirou o filme está presente no livro “Zero discriminação: contos sobre histórias de vidas e as epidemias de HIV”, organizado por Daniel Canavese e Maurício Polidoro e publicado pelo IFRS em 2021.

O conteúdo do curta integra o curso on-line “Zero Discriminação”, parceria entre o IFRS, Unaids, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva. O curso está disponível gratuitamente no site lumina.ufrgs.br

Maurício Polidoro, professor do Campus Porto Alegre do IFRS e integrante da equipe do projeto, lembra que junho é reconhecido como um mês de mobilização para a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros). “Fica um convite a assistir ao curta e refletir sobre o estigma e a discriminação que essa população sofre”, acrescenta.

O documentário foi lançado em Brasília em janeiro de 2022 e pode ser acessado também pelo YouTube, no canal do grupo de pesquisa Saúde, Ambiente e Desenvolvimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), IFRS e Ufrgs.

Sobre o Festival

O Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ chega à sétima edição e terá a exibição gratuita de 27 filmes de 19 países diferentes, selecionados para dar visibilidade e promover a pauta LGBTQIA+ por meio do cinema. O catálogo do Festival pode ser consultado de forma on-line. E os filmes serão exibidos por uma plataforma de streaming do Sesc São Paulo.

O evento é coordenado pelas Embaixadas da Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Reino Unido e Suécia. A prodção é das embaixadas da África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canada, Chile, Espanha, Estados Unidos, Eslovênia, França, Finlândia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, e Suíça, assim como do British Council, Instituto Camões e Wallonie – Bruxelles International no Brasil. A correalização é da Delegação da União Europeia no Brasil e do Sesc São Paulo. Conta também com o apoio do Festival Curta Brasília e da Unais, e com as empresas Estudio Sarau e Atelier como Media Partners.

(Texto: Depto de comunicação/IFRS - Reitoria e Assessoria de Comunicação/IFRS - Campus Porto Alegre)